Campus Amajari abre inscrições para curso em EAD na área de alimentação

por Sofia Lampert publicado 04/04/2022 20h10, última modificação 02/07/2022 12h27
A capacitação será realizada pela plataforma AVA/Moodle, com oferta de 100 vagas

Nesta segunda-feira, 4 de abril, o Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM/IFRR) abriu edital de seleção para o curso de formação inicial e continuada (FIC)  Boas Práticas de Fabricação em Serviços de Alimentação e em Meios de Hospedagem. Serão ofertadas 100 vagas, e o curso é totalmente gratuito. O documento pode ser conferido aqui

Com carga horária de 40 horas, a capacitação será realizada na modalidade de Educação a Distância (EAD), por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), na plataforma Moodle. Para participar, é necessário ter no mínimo 16 anos de idade, acesso à internet e possuir e saber manusear o leitor de leitura PDF.

O público-alvo são profissionais envolvidos na alimentação (chefs, cozinheiros, padeiros, açougueiros, ajudantes de cozinha e nutricionistas) e interessados em se capacitar nessa área.

Conforme o cronograma, as inscrições poderão ser feitas no período de 7 a 17 de abril. O resultado da seleção deve ser publicado no dia 22 de abril, e as aulas estão previstas para começarem no dia 28 de abril.

A coordenadora do curso, professora Danielle Cunha, falou sobre a relevância da qualificação. “Nos serviços de alimentação e meios de hospedagem, as BPFs são cruciais para alavancar o setor de turismo no Estado de Roraima, já que os riscos de contaminação precisam ser reduzidos para se evitarem prejuízos financeiros e o comprometimento da saúde do consumidor. Assim, as boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos contribuem para a produção de alimento seguro”. disse.

Além disso, a gestora lembrou que, em 2021,  houve um curso com temática semelhante ofertado pelo Campus Amajari em atendimento à demanda da comunidade.  “Ele teve como público-alvo merendeiras do Estado de Roraima, que puderam se capacitar na área de alimentos, atendendo às exigências de processos seletivos para a contratação de merendeira municipais e estaduais. Concluíram o curso 125 estudantes. Espera-se novo resultado positivo com essa capacitação”, explicou.

PERFIL PROFISSIONAL

O profissional formado no curso está apto a atuar no preparo de alimentos, respeitando as normas de boas práticas de fabricação, legislações pertinentes à produção de alimentos e normas de segurança e saúde do trabalho. Conhece os equipamentos, os utensílios e os tipos de controle do processo de produção, considerando aspectos de qualidade e normas de higiene e segurança. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail fic.amajari@ifrr.edu.br.

Sofia Lampert
Layout: Jaye Thomé