Sucesso na apresentação do Projeto Stars

por Virginia publicado 21/11/2016 16h20, última modificação 21/11/2016 18h26
Na última sexta-feira, dia 18, o Campus Boa Vista Centro do Instituto Federal de Roraima (CBVC-IFRR) promoveu a segunda edição do Projeto Stars, que teve como tema “A solidariedade revelando talentos”. O evento ocorreu no auditório do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), da Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Na última sexta-feira, dia 18, o Campus Boa Vista Centro do Instituto Federal de Roraima (CBVC-IFRR) promoveu a segunda edição do Projeto Stars, que teve como tema “A solidariedade revelando talentos”. O evento foi realizado no auditório do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Com cunho de responsabilidade social, a programação foi um festival de canto e dublagem de músicas em língua inglesa por alunos, convidados e professores do CBVC. O ingresso solidário custou dois quilos de alimentos não perecíveis, e as doações serão destinadas a imigrantes necessitados, principalmente venezuelanos. O público, formado por alunos, professores, servidores, familiares, amigos e gestores da instituição, marcou presença, inclusive a reitora do IFRR, professora Sandra Mara de Paula Dias Botelho.

Trinta e oito apresentações abrilhantaram o palco do CAF. A professora Naronete Nogueira, coordenadora do projeto, foi a apresentadora do show. Sempre incentivando os “artistas”, ela lembrou que “a música é uma das melhores ferramentas no aprendizado de uma língua estrangeira”. Naronete também agradeceu o empenho dos envolvidos, a adesão dos familiares, a presença do público e a solidariedade demonstrada por meio da doação de alimentos, além do apoio do IFRR.

A cada apresentação, o público reagia com aplausos, assobios e palavras de incentivo. O espetáculo contou com a participação, individual e em grupo, de crianças, jovens e adultos. Houve apresentação de corais, dublagem de clipes famosos, entre outras atrações. No encerramento, uma grande surpresa: a diretora-geral do CBVC, professora Joseane de Souza Cortez, e as professoras Adeline Farias e Erica Sena fizeram a dublagem do Dancing Queen, do ABBA, convidando os participantes que já haviam se apresentado a voltar ao palco, fechando, assim, o show com muita alegria.

Joseane, assim que se encerrou o espetáculo, descreveu a sensação de haver participado: “Foi motivo de muita alegria brincar e fazer parte deste momento de integração dos alunos e poder contribuir para uma causa nobre, que é ajudar os imigrantes”.

HISTÓRICO – A primeira vez que o Projeto Stars  foi realizado, em 2013, participaram apenas alunos do curso Técnico em Secretariado. Neste ano, foi ampliado para estudantes de outros cursos. Os principais objetivos do projeto de extensão foram fortalecer o aprendizado e a experiência da língua inglesa; estimular o desenvolvimento das habilidades de discurso, oratória e desenvoltura; promover a integração da comunidade acadêmica; e, acima de tudo, possibilitar a reflexão sobre cidadania por meio de ações sociais voltadas para a solidariedade, chamando a atenção do público para o problema da vulnerabilidade social em que se encontram muitos estrangeiros em Roraima.

Para finalizar o evento, a instituição ofereceu um lanche aos estudantes. E o público já anseia pela próxima edição.

Sofia Lampert
Fotos: Marcelo Rodrigues (marcelofotografo2016@gmail.com)
21/11/2016