Servidores da biblioteca participam de oficina sobre utilização do Sistema Pergamum

por Virginia publicado 12/09/2016 21h15, última modificação 13/09/2016 12h31
Nesta terça-feira, dia 13, os servidores da biblioteca do Campus Boa Vista Centro (CBVC) participarão de uma oficina sobre a utilização do Sistema Pergamum. O treinamento será realizado das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sala do Programa de Apoio aos Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (Life), no CBVC.

Nesta terça-feira, dia 13, os servidores da biblioteca do Campus Boa Vista Centro (CBVC) participarão de uma oficina sobre a utilização do Sistema Pergamum. O treinamento será realizado das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sala do Programa de Apoio aos Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (Life), no CBVC.

O objetivo da oficina é o aperfeiçoamento dos servidores para a utilização do sistema, que consiste em um módulo de circulação de materiais que permite o empréstimo, a devolução, a atualização de débitos, a consulta no acervo, bem como a reserva de livros, além de outros serviços.

No IFRR, o Sistema Pergamum vem sendo implantado desde 2014, com a catalogação de todo o acervo, e, apesar do serviço de atualização ainda estar em andamento, o sistema já foi disponibilizado para o uso da comunidade acadêmica no mês de julho deste ano.

As bibliotecas de todos os campi do IFRR devem implantar o sistema, e, quando da sua efetivação em todas as unidades, ele funcionará em rede, permitindo o trabalho integrado.

Está em fase de planejamento um treinamento para o repasse das informações sobre a utilização do sistema aos coordenadores de curso técnicos e superiores, uma vez que estes poderão atuar como multiplicadores perante a comunidade acadêmica.

PERGAMUM – É um sistema integrado de bibliotecas informatizado de gerenciamento de dados direcionado aos diversos tipos de centros de informação. O sistema foi implementado na arquitetura cliente-servidor, com interface gráfica, programação em Delphi, PHP e JAVA, utilizando banco de dados relacional SQL (ORACLE, SQLSERVER ou SYBASE). Ele contempla as principais funções de uma biblioteca, funcionando de forma integrada, com o objetivo de facilitar a gestão dos centros de informação, melhorando a rotina diária dos seus usuários. É utilizado no Brasil desde 1997 e atualmente está presente em 424 instituições, com aproximadamente 8.000 bibliotecas.

A página de pesquisa do acervo pode ser acessada por meio do link da biblioteca, na página do Campus Boa Vista Centro, na internet. Entre os diversos recursos oferecidos pela rede está a Indexação Compartilhada de Artigos de Periódicos (ICAP), que serve para pesquisas de artigos, teses e dissertações nas várias áreas do conhecimento. Parte do acervo já está disponível para consulta, empréstimo e eventuais reservas.

A bibliotecária e coordenadora da biblioteca do CBVC, Maria de Fátima Freire de Araújo, destaca a importância da rede de bibliotecas do IFRR. “Foram quase dois anos de trabalho e dedicação para disponibilizar o sistema em rede, que é composta pelos Campi Boa Vista Centro, Novo Paraíso, Amajari, Boa Vista Zona Oeste e Avançado do Bonfim, além da Reitoria. Sendo assim, faz-se necessário destacar a colaboração da equipe da biblioteca  e da equipe da Coordenação de Tecnologia da Informação do Campus Boa Vista Centro, que nos auxiliaram na concretização do projeto”, pontuou.

 

Virginia Albuquerque

CCS/Campus Boa Vista Centro

12/9/2016