SEGUNDA LICENCIATURA – Inscrições para Letras/Língua Portuguesa e Literaturas em EAD seguem até 30 de junho

por Virginia publicado 13/06/2023 19h41, última modificação 13/06/2023 19h41
Serão ofertadas 100 vagas, divididas em três polos municipais: Boa Vista (40 vagas), Pacaraima (30 vagas) e Rorainópolis (30 vagas).

Estão abertas, até 30 de junho, as inscrições ao processo seletivo para o curso de Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa e Literaturas, Segunda Habilitação, ofertado na modalidade Educação a Distância (EAD) pelo Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR).

Serão ofertadas 100 vagas, divididas em três polos municipais: Boa Vista (40 vagas), Pacaraima (30 vagas) e Rorainópolis (30 vagas).

O público-alvo são egressos do curso de Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas ofertado pelo CBV ou de cursos de Licenciatura em Língua Estrangeira de única habilitação oferecidos por outras instituições de ensino superior (IES) reconhecidas pelo MEC e situadas no Estado de Roraima.

Conforme o edital, as inscrições são gratuitas e serão feitas exclusivamente pelo Sistema de Gerenciamento de Concursos do IFRR (SGC), no endereço https://sgc.ifrr.edu.br/. O edital, com todas as normas do certame, está disponível no link https://sgc.ifrr.edu.br/portal/visualizar_arquivo/1478/.

O ingresso dos candidatos aprovados ocorrerá no semestre 2023.2, e o curso de segunda habilitação tem duração mínima de dois semestres, com carga horária total de 1.100 horas, sendo 800 horas de aulas para os conteúdos curriculares de natureza científico-cultural e 300 horas de estágio curricular supervisionado, obrigatoriamente presencial.

De acordo com o edital, a segunda habilitação também prevê o desenvolvimento de 110 horas de atividades relacionadas às ações de curricularização da extensão, obrigatoriamente presenciais, de interação com a comunidade externa, de elaboração de propostas de atividades/projetos a serem desenvolvidas durante o curso, buscando o impacto social pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, com mediação de estudos linguísticos e literários em língua portuguesa.

Segundo o diretor do Departamento de Educação a Distância (Dead/CBV), professor Tomás Armando Del Pozo Hernandez, o curso foi organizado para atender à demanda social do Estado de Roraima, garantindo a presença de seus egressos no mundo do trabalho. “A formação de professores de Língua Espanhola também em Língua Portuguesa contribuirá para que esses profissionais, qualificados, possam competir com equidade em sua inclusão no mercado”, disse.

A previsão é que o resultado final do processo seletivo seja divulgado no dia 13 de julho, as pré-matrículas realizadas de 14 a 21 de julho e o início do curso ocorra em 31 de julho, conforme o cronograma anexo ao edital.

 

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista
13/6/23