REUNIÃO DE APRESENTAÇÃO – Campus Boa Vista Centro recebe equipe gestora da Reitoria

por Virginia publicado 16/09/2016 14h40, última modificação 20/09/2016 14h27
Na manhã dessa quarta-feira, dia 14, a nova equipe gestora da Reitoria, composta pela reitora eleita, pelos pró-reitores e pelos diretores das diretorias sistêmicas, que tomará posse em breve, foi apresentada aos gestores do Campus Boa Vista Centro do Instituto Federal de Roraima (CBVC-IFRR). Durante a reunião, os futuros gestores expuseram, de forma resumida, os planos de trabalho e as expectativas quanto às atividades que serão realizadas em parceria com os campi.

De acordo com a reitora eleita para o quadriênio 2016-2020, professora Sandra Mara de Paula Dias Botelho, a equipe ainda está sendo formada, pois o processo de definição dos cargos, que envolve ouvir os servidores e identificar as potencialidades, ainda está em andamento para a composição final da equipe que comandará a Reitoria pelos próximos quatro anos.

Desafios – Para a professora Sandra Mara, muitos serão os desafios da nova gestão diante do cenário político e econômico dos últimos dois anos, que irá impactar diretamente as ações institucionais. “Será necessário racionalizar os recursos para obtermos os resultados que almejamos, uma vez que a perspectiva é de mais cortes no orçamento. É importante que se priorizem algumas áreas, e sabe-se que a assistência estudantil sofrerá grandes impactos”, enfatizou. Ainda em sua fala, Sandra Mara ressaltou a importância do trabalho em equipe e da integração dos campi para o sucesso da continuação de vários projetos e para a implementação de novas ações.

Nova equipe Os pró-reitores foram unânimes em destacar a relevância do trabalho integrado para que o IFRR continue cumprindo suas metas. A nova equipe gestora da Reitoria ficou assim definida:

Pró-Reitoria de Administração – Regina Ferreira Lopes

Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional – Diogo Saul Silva Santos

Pró-Reitoria de Ensino – Sandra Grutzmacher

Pró-Reitoria de Extensão – Nadson Castro dos Reis

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica – Fabiana Letícia Sbaraini

Diretoria de Políticas de Educação a Distância (Dipead) – Robermilton Sant Anna de Oliveira Rodrigues

Diretoria de Gestão de Pessoas – Jadinea Leandro Leite.

Diretoria de Assistência Estudantil –  Maricelia Carvalho Moreira Leite

“A equipe visualizou dois aspectos importantes: a integração e o comprometimento com a instituição como pontos decisivos para o sucesso da gestão." (Diogo Saul).

“Como servidora, independentemente da função, minha intenção é contribuir para o desenvolvimento da instituição e, ao longo destes anos, tenho acumulado experiências que hoje me ajudarão a atuar à frente da pró-reitoria." (Regina Lopes).

“É importante também que cada pró-reitoria trabalhe de forma coordenada e que esse trabalho integrado reflita no relacionamento mantido com os campi." (Fabiana Letícia).

“Nosso principal objetivo é dar continuação às ações, para que não haja a interrupção de projetos, de programas que estão dando resultados, mesmo com a diminuição de recursos." (Nadson Castro).

“A visibilidade que tem a Política de Assistência Estudantil dentro do IFRR garante o sucesso do trabalho realizado pelas coordenações nos campi, portanto precisamos dar continuação e manter a qualidade dos serviços prestados." (Maricélia Carvalho).

“Estamos vivenciando a fase de expansão da EaD no IFRR com a possibilidade de um melhor gerenciamento dos recursos descentralizados para o desenvolvimento qualitativo de programas e projetos nessa área." (Robermilton Sant Anna).

“Para que a Gestão de Pessoas da Reitoria tenha sucesso, é preciso que as coordenações dos campi também funcionem de modo satisfatóriio, uma vez que é nos campi que se encontram as maiores demandas." (Jadinea Leandro).

A diretora-geral do CBVC, professora Joseane de Souza Cortez, também eleita para o quadriênio 2016-2020, recepcionou a futura equipe gestora da Reitoria e falou sobre o principal desafio do campus, que é o combate à evasão. “Temos tido altos índices de evasão, o que acarreta descrédito perante a sociedade. Esse é o nosso maior desafio como unidade de ensino. Outra questão urgente é a definição de nosso verdadeiro perfil, pois não temos um foco formativo. Quando definirmos essa identidade, iremos fortalecer nossas ações e caminhar para melhores índices de qualidade”, disse Joseane, acrescentando que a definição desse perfil, a compreensão das dimensões institucionais e o fortalecimento da identidade institucional contribuirão significativamente para a reconstrução de que o campus precisa.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista Centro