Projeto visa capacitar profissionais da educação

por Virginia publicado 20/10/2021 21h02, última modificação 20/10/2021 21h02
O projeto visa contribuir para o desenvolvimento de competências de atenção à saúde psicossocial dos profissionais da educação do Estado de Roraima com a oferta de capacitação para 50 trabalhadores da educação pública estadual.

O projeto de extensão “Cuidar de si para cuidar do outro: educação produzindo saúde no contexto da pandemia”, desenvolvido por meio do Programa Institucional de Incentivo a Projeto de Extensão (Pipex), visa contribuir para o desenvolvimento de competências de atenção à saúde psicossocial dos profissionais da educação do Estado de Roraima com a oferta de capacitação para 50 trabalhadores da educação pública estadual.

O projeto irá capacitar dez trabalhadores da educação de cada um dos grupos do público-alvo listados a seguir: grupos comunitários, instituições governamentais estaduais, instituições governamentais municipais, instituições governamentais federais e público interno do IFRR.

Com duração de três meses, o projeto será desenvolvido pelos estudantes do ensino superior do Campus Boa Vista (CBV) Vinícius Marques de Melo, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tads), Viviane Teixeira Rodrigues e Maiara Ribeiro Sousa, ambas do curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar (TGH). Coordenado pela professora Alexandra de Oliveira Rodrigues Marçulo, do CBV, o projeto conta com a participação, na equipe técnica de trabalho, da assistente social Tatiana Pereira Sodré e da psicóloga Wilma Moraes, ambas da Reitoria do IFRR.

Curso – As atividades da capacitação serão desenvolvidas por meio de encontros virtuais, no mês de novembro de 2021, transmitidos pelas Plataformas Google Meet e/ou Zoom. As estratégias utilizadas serão exposições dialogadas, grupos de discussão, rodas de conversa, workshop, vivências, leitura de textos e estudo da cartilha “Precisamos falar sobre o suicídio: orientações à população roraimense”, produzida pelo próprio IFRR.

A professora Alexandra Marçulo explica que o intuito do curso é auxiliar os profissionais da educação na construção de competências socioemocionais para o enfrentamento dos dilemas da educação em tempos de pandemia.

 

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista
18/10/21