PESQUISA APLICADA – Servidor do IFRR publica artigo sobre tecnologia assistiva

por Virginia publicado 30/09/2016 15h04, última modificação 30/09/2016 15h04

A divulgação de pesquisas científicas realizadas por servidores e alunos do IFRR é incentivada como forma de promover o desenvolvimento científico e tecnológico no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Rede EPT), sobretudo o resultado de pesquisas aplicadas que se convertam em soluções tecnológicas que beneficiem uma parcela da comunidade ou a sociedade como um todo. Nesse sentido, um dos profissionais de Tecnologia da Informação do Campus Boa Vista Centro (IFRR-CBVC), mestre Carlos Felipe Rocha Carneiro, realizou um estudo sobre o desenvolvimento de tecnologia assistiva, cujo resultado será publicado em periódico científico no mês de outubro.

O trabalho, intitulado “Hermes: um modelo para acessibilidade ubíqua dedicado à deficiência auditiva”, orientado pelo professor Jorge Luis Victória, é resultado de pesquisa do curso de Mestrado em Computação Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Campus São Leopoldo (RS), e recentemente foi aceito para publicação na Revista Brasileira de Computação Aplicada (RBCA).

Segundo Rocha, com o avanço da tecnologia e a crescente quantidade de dispositivos móveis, vem-se estimulando o uso desse tipo de tecnologia. Porém, esses dispositivos não estão prontos para atender pessoas com determinadas deficiências, especialmente auditivas. Então o artigo tem por objetivo propor um modelo de suporte ao deficiente auditivo chamado Hermes. O Hermes possui suporte no reconhecimento de som e de voz, a localização de recursos e, por fim, suporte a trilhas, ou seja, registros históricos, o que representa um grande marco para a comunidade do IFRR.

RBCA – A Revista Brasileira de Computação Aplicada (RBCA) é de responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) da Universidade  Passo Fundo e visa divulgar a produção científica nacional nas áreas de computação aplicada à agricultura, à saúde, às engenharias e às demais áreas que necessitem da computação como ferramenta para solucionar seus problemas, servindo também como um ambiente que propicie troca de experiências e ideias entre pesquisadores nacionais e estrangeiros que atuam nessas áreas de aplicação. A RBCA tem periodicidade semestral, podendo servir como veículo de divulgação de trabalhos selecionados em eventos científicos por meio de edições especiais.

Virginia Albuquerque

CCS/Campus Boa Vista Centro