Pensamento computacional – Oficina de robótica contribui para reflexão sobre aspectos da vida acadêmica e profissional

por Virginia publicado 27/10/2022 17h39, última modificação 27/10/2022 17h39
Na atividade, os alunos foram incentivados a refletir sobre diversos aspectos do pensamento computacional relacionados aos desafios da vida acadêmica e profissional.

Nesta quarta-feira, 26, durante a “Oficina de Robótica Educacional: uma abordagem sobre pensamento computacional”, estudantes do 1.° ano do curso Técnico em Secretariado integrado ao ensino médio do Campus Boa Vista (CBV) do IFRR construíram um robô com o kit lego, a partir dos quatro pilares do pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos. Na atividade, eles foram incentivados a refletir sobre diversos aspectos do pensamento computacional relacionados aos desafios da vida acadêmica e profissional.

O pensamento computacional vem ganhando cada vez mais destaque em projetos educacionais que visam levar o aluno, principalmente por meio da tecnologia, a enfrentar desafios, desenvolver a criatividade e o raciocínio lógico, capacidades cognitivas vitais para a resolução de problemas complexos. Com base nesses aspectos, tão importantes para a formação do estudante no contexto atual, professores e alunos do CBV desenvolvem projetos com foco na robótica educacional.

Projeto de intervenção – A oficina foi realizada como parte prática da disciplina Informática Básica, ministrada pela professora Rosimeri Rodrigues Barroso, e também de projeto de intervenção pedagógica na educação profissional implementado no âmbito do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT).

Desenvolvido em parceria com a aluna do DocentEPT e professora da rede municipal de ensino Keila Silva da Costa, que também é egressa do IFRR, o projeto visa estimular o espírito investigativo do aluno, de forma que ele vença os desafios buscando a melhor solução para os problemas enfrentados.

A professora Rosimeri explica que o pensamento computacional está presente em diversas esferas da vida em sociedade. “A proposta é fazer com que o aluno possa refletir sobre os aspectos envolvidos na atividade de montagem do robô, que estão contextualizados com as situações cotidianas da nossa vida. Essa temática se apresenta como interdisciplinar, por estar contemplada em diversas áreas, uma vez que visa à resolução de problemas de maneira eficaz, mobilizando diversos conhecimentos”, disse.

Beatriz Estefane Zambrano, estudante que participou da oficina, afirma que conseguiu identificar vários aspectos do pensamento computacional. “Podemos destacar a comunicação entre a equipe, a divisão de tarefas, a colaboração, que são importantes qualidades para as relações interpessoais. Apesar de alguns alunos terem realizado esse tipo de atividade pela primeira vez e de, no começo, ter sido um pouco difícil, com um pouco de concentração, paciência e o trabalho colaborativo, conseguimos finalizar a montagem”, relatou.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista