NEABI/IFRR aprova três bolsistas de iniciação científica

por Carlos Felipe Rocha Carneiro publicado 24/04/2015 18h54, última modificação 24/04/2015 18h54

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), Câmpus Boa Vista, informa a aprovação de três bolsistas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Inovação Tecnológica (PIBICT), edição 2015. O programa aprovou 78 projetos para o Câmpus Boa Vista.

O aluno Paulo Henrique Braga dos Santos Vieira, do 2º ano do Ensino Médio Técnico em Eletrônica, foi aprovado em 17º lugar com a pesquisa intitulada “Ações Afirmativas no IFRR Câmpus Boa Vista: análise qualitativa do aproveitamento escolar de alunos cotistas egressos do ano 2013”. O projeto tem por objetivo debruçar-se sobre a implantação das ações afirmativas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico como forma de avaliar os impactos desse sistema no ingresso de novos alunos e suas especificidades.

A aluna Juliana Carolina da Silva Lima, do 2º ano do Médio Técnico em Eletrônica, foi aprovada em 26º lugar, com a pesquisa intitulada “Representação social de alunas cotistas do IFRR Câmpus Boa Vista: uma análise com recorte de gênero e raça”. O projeto pretende analisar a participação das mulheres nas políticas de ações afirmativas e sua representação social a partir do recorte gênero e raça, abordando temáticas sobre identidade e pertencimento étnico-racial.

O aluno Cristian Alves da Silva, do 3º ano do Médio Técnico em Eletrônica, foi aprovado em 34º lugar com o projeto “O mercado de trabalho para formandos do Ensino Médio Técnico do IFRR Câmpus Boa Vista quanto à disponibilidade de mercado e expectativas”. A pesquisa tem por objetivo traçar um perfil do aluno egresso do IFRR e suas expectativas em relação ao ingresso no mercado de trabalho.

Os projetos estão sob a coordenação do professor Paulo Roberto Siberino Racoski e da técnica administrativa Cristina Nascimento de Oliveira, terão de ser desenvolvidos em nove meses e os resultados deverão ser apresentados na Mostra PIBICT do IFRR. Os alunos receberão bolsa mensal no valor de R$ 362 para desenvolverem as pesquisas.

Pretende-se também apresentar os resultados obtidos em eventos nacionais, como o Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI). Na edição 2014 do PIBICT, o NEABI aprovou a pesquisa “Sistema de cotas no IFRR Câmpus Boa Vista: análise do aproveitamento escolar de alunos cotistas e não cotistas egressos do ano 2013”, do aluno egresso Gabriel Lyra Rodrigues. O resultado da pesquisa foi apresentado no IX CONNEPI, em São Luís (MA), em novembro de 2014. Em 2015, Gabriel foi aprovado no vestibular para o curso de Direito, na UFRR, onde pretende continuar suas pesquisas na área de Direitos Humanos.

Fonte: NEABI/IFRR/CBV