Ministério da Cultura lança livro com pesquisa sobre religiosidade afro-roraimense.

por João Pedro baraúno da Silva Miranda publicado 03/07/2015 20h10, última modificação 03/07/2015 21h47
O lançamento ocorre neste Sábado (04/07/2015) no Complexo de Artes do IFRR-Campus Boa Vista Centro a partir das 18h.

Projeto conquistou o segundo lugar nacional em concurso sobre cultura afro-brasileira

Neste sábado, às 18h, no Complexo de Artes do Campus Boa Vista Centro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) será lançado o livro “Discursos do Sagrado: práticas de uma religiosidade afro-amazônica”, de autoria da jornalista e pesquisadora Cristina Nascimento de Oliveira, com patrocínio do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Cultural Palmares, e com apoio institucional da Direção Geral do IFRR Campus Boa Vista Centro e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI/IFRR).

O livro investiga as práticas ritualísticas de iniciação ao Candomblé por meio de uma série de entrevistas com iniciados e com lideranças de casas religiosas de matrizes africanas, localizadas em Roraima e no Pará, contribuindo assim para a compreensão e a preservação da tradição oral dessas comunidades tradicionais de terreiro e de suas práticas discursivas. A pesquisa, realizada entre os anos de 2009 e 2012, acompanhou o cotidiano dessas comunidades procurando entender sua cosmologia, seus processos ritualísticos de iniciação e, principalmente, suas relações sociais, a partir das quais os membros desses grupos religiosos constroem e mantem sua tradição oral. As viagens de campo durante o processo de pesquisa também incluem o Maranhão e a Bahia, traçando assim uma genealogia própria dos grupos religiosos tratados na obra.

O trabalho é fruto de uma dissertação escrita durante o Mestrado em Letras da Universidade Federal de Roraima (UFRR), orientada pelo professor Dr. Lourival Novais Neto, e foi apresentada em fevereiro de 2012, obtendo nota 10 da banca avaliadora. A pesquisa ainda vem acompanhada de um ensaio etnofotográfico, no qual a pesquisadora registrou também por meio de imagens o cotidiano das comunidades pesquisadas. Parte desse material já havia sido exibido na exposição intitulada “Entre o Aiyê e o Òrun – Retratos de um Candomblé Jeje-Nagô”, que circulou por alguns locais de Boa Vista entre os anos de 2010 e 2011, entre eles a UFRR e o Centro Multicultural da Orla Taumanan.

A edição e publicação em livro foram transformadas no projeto “Discursos do Sagrado: práticas de uma religiosidade afro-amazônica”, contemplado no Concurso Público Nº 01/2013 - III Ideias Criativas Alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) por meio da Fundação Cultural Palmares. O projeto obteve a nota 95, conquistando o segundo lugar nacional do concurso na categoria “Pesquisa, Produção, Publicação de Trabalhos e Ações – Pessoa Física”. A categoria contou com 89 projetos homologados. Destes, apenas nove foram aprovados em todo o país e receberam recursos para sua execução. Como o projeto foi patrocinado integralmente pelo MinC, o livro não será vendido, mas distribuído gratuitamente para instituições de ensino e organizações que trabalham com o tema das Relações Étnico Raciais, no Brasil e no exterior. A tiragem é de 1 mil exemplares.

De acordo com a professora Cristina Nascimento de Oliveira, fundadora e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFRR Campus Boa Vista (NEABI/IFRR), além de tratar de um tema bastante restrito no âmbito acadêmico – a análise do discurso religioso – “Discursos do Sagrado” também colabora para a desmistificação das religiões de matrizes africanas, bem como para uma maior aproximação delas com a sociedade mais abrangente.