Lançamento do Livro de Receitas do Programa Mulheres Mil será feito no dia 10 de março

por Virginia publicado 03/03/2017 19h30, última modificação 06/03/2017 12h15
No dia 10 de março, às 17 horas, no auditório do Campus Boa Vista (CBV), será realizado o lançamento do Livro de Receitas do Programa Mulheres Mil. A solenidade contará com a presença dos gestores do IFRR, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), parceira do programa, e da Cadeia Pública Feminina de Boa Vista, local da realização do curso de Cozinha Regional. O livro contém dicas de pratos, doces e salgados dadas por mulheres que participaram dos cursos ofertados pelo Programa Mulheres Mil no Campus Boa Vista e no Campus Novo Paraíso.

MULHERES MIL – Inicialmente o Mulheres Mil era desenvolvido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec-MEC).  No período de 2008 a 2011, teve o apoio financeiro da Association of Canadian Community Colleges (ACCC), da Agência Canadense de Cooperação Internacional (Cida), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Rede das Escolas Federais de Educação Tecnológica do Norte e do Nordeste (Redenet), contemplando apenas as Regiões Norte e Nordeste. Em março de 2011, o programa foi institucionalizado e estendeu-se para todos os institutos federais do Brasil.

NO IFRR – Com a institucionalização do programa, o IFRR, por meio do Campus Boa Vista (CBV) e dos Campi Amajari (CAM) e Novo Paraíso (CNP), passou a beneficiar as mulheres residentes nas comunidades próximas das unidades de ensino, atendendo às demandas de cada município.

Nesse mesmo período, o CBV capacitou 92 reeducandas da Cadeia Pública Feminina de Boa Vista no setor produtivo de alimentos, além de promover parcerias para elevar o grau de escolaridade com a oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já o CAM beneficiou 109 mulheres das Comunidades Indígenas Guariba, Araçá e Três Corações com a oferta do curso Produtor de Frutas e Hortaliças com Ênfase em Pimenta. O CNP, por sua vez, formou 114 mulheres das vicinais dos Municípios de Caracaraí e Rorainópolis no curso Agricultor Familiar e Produtor de Frutas e Hortaliças Processadas pelo Uso do Calor.

De 2012 a 2016, com recursos do FNDE, o IFRR capacitou aproximadamente 600 mulheres em diversas áreas por meio dos campi localizados nas áreas urbanas e rurais do Estado de Roraima, atendendo mulheres indígenas, camponesas e mulheres dos bairros periféricos de Boa Vista, todas em situação de risco social. “Os cursos ofertados tiveram o intuito de proporcionar geração de renda e melhoria das condições de vida de cada uma delas”, explicou Maria da Natividade Alves de Oliveira, gestora do Programa Mulheres Mil no IFRR.

Para a coordenadora do Programa Mulheres Mil no CBV, Janira Souza de Lima, o lançamento do livro representa a conclusão e a apresentação de anos de trabalho resultante de parcerias. “Nessa solenidade, além de apresentarmos um belíssimo produto do Programa Mulheres Mil, celebraremos as parcerias firmadas para a concretização das ações do programa, não só no âmbito institucional, mas também interinstitucional, pois, ao longo dos anos, tivemos vários parceiros e apoiadores, que colaboraram para a realização dos cursos. Portanto, a soma dos esforços coletivos contribuiu significativamente para esse resultado. Aproveito para parabenizar todas as mulheres que passaram pelo programa e tiveram suas vidas melhoradas, e até mesmo transformadas, como muitas nos relataram. O nosso muito obrigada a todas pela confiança”, disse Janira.

CASOS DE SUCESSO – Algumas egressas do Programa Mulheres Mil obtiveram êxito e foram inseridas no mercado de trabalho. Veja alguns casos de sucesso:

Emprego formal – carteira assinada

• Duas egressas do curso de manicure/pedicure empregadas (elas foram convidadas para trabalhar após o término do curso).

Geração de renda – mercado informal

• Três egressas do curso de Manicure/Pedicure se dedicam ao ofício;
  • Uma egressa do curso de Salgadeiro montou uma pequena venda de salgado;
  • Quatro egressas do curso de Reciclador produzem artesanato;
  • Três egressas do curso de Artesão de Pintura em Tecido da Comunidade Indígena Guariba confeccionam panos de pratos e toalhas;
  • Uma egressa do curso de Produtor de Frutas e Hortaliças com Ênfase em Pimenta produzem molho de pimenta;
  • Seis egressas do curso de Artesão de Artigos Indígenas da Comunidade Indígena Maturuca produzem artesanato indígena.

ITINERÁRIO FORMATIVO – O IFRR proporcionou a elevação da escolaridade das egressas dos cursos do Programa Mulheres Mil:

• Dezessete egressas estão matriculadas no curso Técnico em Enfermagem. Dessas, quatro são reeducandas da Cadeia Pública Feminina de Boa Vista;
  • Oito egressas estão matriculadas no curso Técnico em Serviços Públicos.

“Para garantir a divulgação dos trabalhos, o IFRR promoveu a produção desse livro de receitas, que retrata o esforço empreendido por pessoas dignas de oportunidades e promove a valorização dos seus espaços e modo de viver onde quer que estejam inseridas. Nesse livro, os leitores terão a oportunidade de aprender receitas da nossa culinária regional e receitas para todos os gostos, além de vários cardápios para a dona de casa preparar para a família”, finalizou Natividade.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista