IFestival Hispánico reunirá 150 alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio

por Virginia publicado 01/11/2022 15h48, última modificação 01/11/2022 15h48

No próximo dia 8 de novembro, nos turnos matutino e vespertino, no Campus Boa Vista (CBV) do Instituto Federal de Roraima (IFRR), ocorrerá um grande evento de culminância do projeto “IFestival Hispánico: más allá de las fronteras”.

Coordenado pela professora Miriam Aline Coelho, o projeto foi planejado e desenvolvido, de forma conjunta, por nove professores de diversas áreas, por meio do Programa Institucional de Fomento a Projetos de Práticas Pedagógicas Inovadoras (Inova/IFRR).

A culminância da ação pedagógica reunirá cerca de 150 alunos dos primeiros anos dos seguintes cursos técnicos integrados ao ensino médio: Edificações, Eletrotécnica, Eletrônica, Informática e Secretariado. Além disso, a comunidade externa será convidada a prestigiar a programação, que tem como foco a integração de estudantes, servidores, familiares e do público em geral.

IFestival – O principal objetivo do evento é fazer uma homenagem aos países que têm o espanhol como língua materna. Além disso, visa à integração dos componentes curriculares Espanhol, Geografia, Língua Portuguesa, Informática e Artes.

Com essa integração, os organizadores acreditam criar um produtivo espaço de ensino-aprendizagem por meio da aproximação dos estudantes com a diversidade cultural de países hispanohablantes.

Segundo a professora Miriam Aline, o projeto visa ainda promover o ensino do espanhol numa perspectiva interdisciplinar, intercultural e comunicativa. “O IFestival Hispánico pretende proporcionar um espaço de ensino-aprendizagem agradável por meio de uma perspectiva interdisciplinar, aproximando os estudantes da diversidade cultural de países hispanohablantes e facilitando a compreensão de conexões existentes com outras áreas do conhecimento”, disse.

Para a aluna do 1.° ano do curso Técnico em Secretariado Emylly Vitória Sousa da Silva, a aprendizagem por meio de projetos ocorre de maneira mais divertida e motivadora. “Os professores envolvidos no trabalho nos incentivam muito a continuar. Pude observar que minha turma está muito animada e que todos estão se divertindo bastante durante os ensaios. Além disso, aprender um pouco mais sobre os países hispanohablantes nos dá uma visão mais ampla de seus habitantes, atribuindo mais significado a suas culturas. Assim, podemos perceber a importância das línguas faladas, diariamente, em virtude das relações de fronteira com os países estudados”, explicou.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista