Grupo “Ex-Fat-Excluídos” é o vencedor do Desafio Ganha Quem Perde Mais

por Virginia publicado 20/07/2017 21h50, última modificação 21/07/2017 12h32
O grupo “Ex-Fat-Excluídos”, formado pelos servidores Marcos Sá (Coordenação de Comunicação Social ), Tatiana Rosa (Coordenação de Protocolo), Maria Rejane de Sousa (Coordenação de Finanças), Natalia da Silva e Noara Milene Lamounier (Coordenação de Gestão de Pessoas), foi o campeão do Desafio Ganha Quem Perde Mais, organizado pela Comissão de Qualidade de Vida dos Servidores do Campus Boa Vista (CQVS-CBV). Juntos, os servidores perderam 26 quilos e 600 gramas.
Grupo “Ex-Fat-Excluídos” é o vencedor do Desafio Ganha Quem Perde Mais

Os servidores fizeram o registro no dia em que decidiram competir juntos no desafio.

O grupo “Ex-Fat-Excluídos”, formado pelos servidores Marcos Sá (Coordenação de Comunicação Social ), Tatiana Rosa (Coordenação de Protocolo), Maria Rejane de Sousa (Coordenação de Finanças), Natalia da Silva e Noara Milene Lamounier (Coordenação de Gestão de Pessoas),  foi o campeão do Desafio Ganha Quem Perde Mais, organizado pela Comissão de Qualidade de Vida dos Servidores do Campus Boa Vista (CQVS-CBV). Juntos, os servidores perderam 26 quilos e 600 gramas.

O grupo conta, em clima de descontração, que os integrantes foram excluídos pelos outros colegas de trabalho, pois haviam procurado se unir a outras equipes, mas todas diziam que já estavam completas; daí a expressão “excluídos” no nome. A brincadeira rendeu frutos, pois, como forma de protesto pela “exclusão”, e sem fazer alardes, resolveram dedicar-se aos exercícios e às dietas. Tanta dedicação surtiu efeito, pois o grupo perdeu um percentual de 6,85%, enquanto o segundo colocado perdeu apenas 3,31%.

Marcos e Rejane foram os que perderam mais peso no grupo. “Achei muito interessante essa ação da comissão, pois esse tipo de desafio geralmente só vemos na TV, e tivemos a oportunidade de participar de um semelhante em nosso campus. Mas confesso que as mulheres do meu grupo eram minha motivação. Desde o início, percebi que o grupo tinha chance de vencer o desafio e decidi que iria me esforçar ao máximo. No primeiro mês, todos perderam peso. No segundo, já não foi tão empolgante quanto o primeiro, pois as medidas se mantiveram. O momento mais decisivo da competição foi o último mês, quando contei às colegas que tinha um competidor de outro grupo que, sozinho, havia perdido 10 quilos e que a minha meta também era perder 10 quilos. Pedi a elas, encarecidamente, que se esforçassem ao máximo para ganharmos”, contou Marcos.

Já Rejane, além da empolgação com o desafio, diz que enfrentou alguns problemas de saúde que a fizeram levar a coisa mais a sério. “Consegui perceber que realmente é possível termos mudança de vida, com a adoção de hábitos saudáveis. No começo, foi tudo uma brincadeira com essa história de sermos rejeitados por termos a fama de comer demais, de não ter muito foco. Mas depois resolvemos encarar o desafio e sempre conversávamos, trocávamos ideias, incentivos e nos alegrávamos com cada quilo perdido pelo colega. No decorrer do desafio, tive um problema de saúde por conta do excesso de peso e foi nesse momento que resolvi levar o desafio a sério, mudando meus hábitos alimentares e fazendo atividades regulares”, explicou Rejane, acrescentado a ação positiva da Comissão Interna de Qualidade de Vida do Servidor (CQVS): “Gostaria de parabenizar toda a equipe da Comissão de Qualidade de Vida pela iniciativa, pois foi uma atividade motivadora, e espero que mais ações como essa sejam realizadas. Valeu a pena. O desafio da equipe parou aqui, mas meu desafio pessoal continua, um vez que preciso perder mais alguns quilos, e irei me esforçar para isso. Digo àqueles que estão na briga com a balança que não desistam, pois, com compromisso e determinação, tudo é possível. Diminuindo um quilo de cada vez, a gente chega lá”, completou a vencedora do desafio.

Desafio – Com duração de três meses, o Desafio Ganha Quem Perde Mais teve como objetivo incentivar os servidores a perder peso levando em consideração a redução do peso total dos participantes de cada grupo inscrito.

O calendário de atividades de CQVS está disponível na página do CBV para que os servidores possam se programar para participar das atividades. “Quero agradecer a todos os participantes do Desafio Ganha Quem Perde Mais. Fico imensamente feliz com a busca pela qualidade de vida e pela promoção da saúde dos nossos servidores. Espero que todos os servidores participem dos novos desafios e ações de nossa comissão”, enfatizou a professora Cristiane Pereira de Oliveira, diretora do Departamento de Graduação (DEG) e presidente da CQVS.

Premiação – A premiação do desafio será realizada na terça-feira, dia 26, às 11 horas, no auditório do CBV, durante o Encontro Pedagógico. Os prêmios são relacionados à adoção de hábitos saudáveis e foram doados pela Academia LIV FIT e pelo Programa de Emagrecimento No Pain No Gain, do preparador físico Fabrício Nunes.

Acesse aqui o resultado final do desafio.

 

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista
20/7/2017