FESTIVAL FITNESS – Campus Boa Vista Centro realiza ação de mobilização em defesa das escolas bilíngues para surdos

por Virginia publicado 20/09/2016 00h40, última modificação 20/09/2016 14h17

Uma outra campanha nacional realizada neste mês é o Setembro Azul, movimento organizado pela Comunidade Surda Brasileira com o apoio de instituições públicas e organizações não governamentais e visa mostrar a importância da valorização da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e da Cultura Surda.

Pensando em apoiar essa causa, o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), em conjunto com as coordenações dos cursos de Licenciatura em Letras-Espanhol e Literatura Hispânica e Educação Física, realizará, no dia 20 de setembro, terça-feira, das 8h às 12h, no auditório do CBVC, o Festival Fitness.

A programação tem como público-alvo os alunos desses cursos e objetiva sensibilizá-los, bem como a comunidade acadêmica, para a importância das conquistas alcançadas pela comunidade surda no Brasil e no mundo. O festival contará ainda com um café da manhã compartilhado, a oficina "Músculos que envolvem os membros superiores", momento de alongamento corporal e aula de zumba.

O Setembro Azul pode ser entendido como o marco fundamental no que diz respeito à mobilização nacional na defesa das escolas bilíngues para surdos. É um movimento social motivado por uma critica à atual política de educação especial, que tem como prioridade o modelo da inclusão, ou seja, colocar os surdos em escolas regulares e, posteriormente, o fechamento das escolas especiais.

O slogan da campanha "Nós temos direito à Escola Bilíngue para Surdos"  é levar a sociedade a defender a aprovação da proposta de emendas substitutivas ao Plano Nacional Educação (PNE). Uma criança mudar de país e ter que ir à escola sem saber o idioma que seus colegas estão falando parece absurdo, mas, na maioria das vezes, é isso o que ocorre com os alunos surdos brasileiros. O Setembro Azul, movimento de âmbito nacional organizado pela Comunidade Surda Brasileira,  veio para mudar essa realidade.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista Centro