Egresso do curso de Licenciatura em Educação Física lançará livro sobre treinamento de futsal

por Virginia publicado 15/12/2021 19h55, última modificação 24/12/2021 13h27

No próximo dia 21 de dezembro, às 19 horas, no Centro de Eventos Osmar de Matos, localizado na Rua Abel Francisco Oliveira,  318, no Jardim Floresta, ocorrerá o lançamento do livro Futsal: mecanismo de otimização do treinamento, de autoria do professor de Educação Física e treinador Osmar Júnior. O evento é aberto ao público.

O autor acumula quase 20 anos de experiência como treinador de futsal, e a paixão pelo esporte, em especial pela modalidade, contribuiu para a dedicação e a ascensão na carreira de treinador, assim como para a produção do livro. “Em 2022 completarei 20 anos como treinador de futsal e, desde bem jovem, sempre me preocupei em registrar os treinos e avaliar, posteriormente. Isso foi me dando um importante feedback sobre as práticas e didáticas aplicadas. Dessa forma, todos esses anos fui delineando uma maneira de  trabalhar pautada na ciência e nas experiências de quadra”, disse.

A modalidade de futsal ainda está em ascensão em Roraima, mas observa-se que os projetos sociais que trabalham a iniciação desportiva com crianças e adolescentes fomentam a descoberta de muitos talentos. Osmar acredita que o investimento nesse trabalho de base, focado no desenvolvimento de habilidades técnicas, bem como na qualificação técnica dos profissionais que atuam no futsal, seja importante para o fortalecimento da modalidade. “Acredito que o principal investimento que pode ser feito é na formação de bons profissionais, seja para atuarem na iniciação, seja no alto rendimento. Profissionais de qualidade e comprometidos, além de contribuírem para a evolução tática e técnica da modalidade, têm o poder de marcar a vida de crianças e adolescentes por meio do esporte”, finalizou Júnior.

Osmar é egresso da antiga Escola Técnica Federal de Roraima (ETFRR) e também passou pelo Centro Federal de Educação e Tecnologia (Cefet), finalizando sua trajetória acadêmica no Instituto Federal de Roraima IFRR. “Ingressei na ETFRR, em 1994, com 11 anos de idade, na primeira turma de quinta série. Fiz ali o restante do ensino fundamental, o ensino médio e o extinto curso de Magistério em Educação Física. Em 2004, retornei à instituição, à época Cefet, fazendo parte da primeira turma do curso superior de Licenciatura em Educação Física, o qual concluí em 2008”, disse.

Para a diretora-geral do Campus Boa Vista (CBV), professora Joseane Cortez, que foi professora de Osmar, o convite para o lançamento do livro foi recebido com bastante alegria e orgulho. “Ao receber o convite para o lançamento do livro do professor Osmar Júnior, fiquei duplamente feliz: primeiro, como professora, por vislumbrar a trajetória dele, com quem tive o prazer de conviver, quando ainda era um menino, de aprender junto e vibrar com seus sonhos e desejos profissionais e de vida; depois, como gestora, porque Osmar representa mais um profissional com quem o IFRR, desde a Escola Técnica Federal, pôde colaborar no processo formativo, e hoje tenho a grata satisfação de aplaudir sua trajetória, bem representada por essa produção”, comentou.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista