Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação realizará eventos temáticos sobre Paulo Freire

por Virginia publicado 08/05/2023 15h26, última modificação 08/05/2023 15h26
As inscrições podem ser feitas, até o dia dos eventos, por meio do link https://boavista.ifrr.edu.br/extensao/cursos. Para realizá-las, os interessados devem acessar a página da Diretoria de Extensão (Direx) e escolher o evento. Os participantes serão certificados.

No período de 8 a 10 de maio, a Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica do Campus Boa Vista (Dipesp/CBV) realizará dois importantes eventos temáticos sobre Paulo Freire. O primeiro, no dia 8 de maio, será o minicurso Formação Humana Integral no IFRR na Perspectiva de Paulo Freire. O segundo, nos dias 9 e 10 do mesmo mês, será o XV Ciclo de Palestras Acadêmicas, com o tema “A atualidade do pensamento de Paulo Freire”. Ambos ocorrerão no auditório do CBV.

Minicurso – Ocorrerá em dois momentos: no turno da tarde, a partir das 14h30, e no turno da noite, a partir das 19h30, com o objetivo de alcançar o maior número de profissionais e acadêmicos.

Direcionado a professores e estudantes dos cursos de licenciatura do IFRR, o minicurso será ministrado pelo professor Daniel Chacon, da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

Chacon é titular da Faculdade de Educação da UEMG e professor convidado da Universidade Católica de Cabo Verde. Ele é também escritor e já organizou livros nas áreas de filosofia, religião, direitos humanos e educação, além de ser um estudioso que investiga com profundidade o legado freiriano.

“A teoria de Paulo Freire é um marco na história da educação, constituindo-se fundamental para a formação docente no contexto do ensino tecnológico, pois enfatiza a importância da educação como um processo dialógico e crítico, de participação discente ativa. Para Freire, a educação é um ato político capaz de desvelar as estruturas de opressão presentes na sociedade e de contribuir significativamente na construção de uma cultura de participação, cooperação e transformação social. Nesse sentido, a sua teoria oferece uma perspectiva pedagógica profundamente humanista e emancipatória, capaz de potencializar a formação de sujeitos críticos, reflexivos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, explicou Chacon.

Ciclo de palestras No dia 9 de maio, a programação contará com as palestras dos professores Daniel Chacon, da UEMG, e João Paulino Neto, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Já no dia 10, serão ministradas as palestras da professora Ana Aparecida Moura e da diretora-geral do CBV, Joseane Cortez.

O professor João Paulino Neto afirma que o mundo do capital disfarça intencionalmente a educação técnica com a técnica/tecnológica neoliberal. “A techné aristotélica está no prático, derivado das modificações das atividades humanas, e seu objetivo é o bem ético-político. É necessário esclarecer que Paulo Freire não era um educador a serviço do pragmatismo de Jonh Dewey, senão um educador a serviço do humanismo, o que não nega o trabalho, mas o defende como ofício que edifica e liberta a humanidade”, frisou.

O Ciclo de Palestras é voltado para o público que tem interesse na temática, de modo que as palestras previstas não seguem necessariamente um tópico específico do pensamento freiriano, mas visam a uma ampla abordagem com vistas às reflexões sobre como a teoria de Paulo Freire continua impactando os diversos campos da educação e do ensino.

Segundo a professora Ana Moura, Paulo Freire deixou grandes ensinamentos, os quais sistematizou em saberes para a prática educativa. “É importante levarmos em conta, no contexto da educação profissional, o aspecto crítico e transformador. O docente dessa modalidade forma profissionais para o mundo do trabalho, e essa formação deve romper com o pensamento hegemônico de uma educação dualística. Nossos desafios são imensos! Precisamos formar professores para atuarem na EPT, não para a simples reprodução de conhecimento, mas, sim, por intermédio da pesquisa, do estudo, transformar nossa realidade”, comentou.

De acordo com a professora Joseane Cortez, trazer o pensamento de Paulo Freire para o contexto atual é, sem dúvida, apresentar o significado do seu legado como educador que defendeu a educação como um ato político de ressignificação e de oportunidade para todos. “Sua história nos permite compreender seu compromisso de proporcionar a todos que não tiveram acesso ao conhecimento uma educação cidadã, que oferecesse oportunidade de reflexão e ressignificação dos saberes como instrumento de libertação e consciência do papel que se exerce na sociedade, reconhecendo-se como sujeito do saber. Apresentar, em especial aos acadêmicos das licenciaturas, essas reflexões é apresentar um educador cuja história é muito contemporânea e traz importantes olhares sobre o papel do educador e sobre o processo de responsabilidade de fazer do seu ofício e do conhecimento que medeia um ato de liberdade e de compreensão política”, declarou.

Segundo o coordenador de pesquisa do CBV, professor Thiago Souza, a proposta do minicurso é proporcionar reflexão sobre a formação do professor e do aluno de maneira integral. “Nosso intuito é discutir, pensar e repensar nossa prática como servidores que atuam na educação básica, técnica e tecnológica, para que consolidemos uma perspectiva omnidirecional da educação. Para tanto, propõe-se um olhar sobre o processo de formação do estudante para o trabalho, para a vida, para a sociedade e para a descoberta de si, na condição de agente no mundo”, disse.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista