Dipesp se pronuncia em relação a não execução do Pibict em 2020

por Virginia publicado 11/08/2020 20h02, última modificação 11/08/2020 20h02
Os professores e os estudantes que já iniciaram a elaboração de seus projetos são orientados a concluir o planejamento destes para que possam ser submetidos na próxima edição do Pibict.

A Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica do Campus Boa Vista (Dipesp/CBV) se pronunciou sobre a decisão tomada pelo Colégio de Dirigentes do Instituto Federal de Roraima (IFRR) de não realizar mais o Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibict) este ano.

Segundo a diretora da Dipesp, professora Saula Oliveira Leite, a decisão se deu, principalmente, em razão da necessidade de manter o isolamento social por causa da pandemia do coronavírus. Ela explica que não houve tempo hábil para que a instituição executasse o edital, pois, assim que foi lançado, logo precisou ser suspenso em virtude da pandemia. Em tempos normais, o prazo para a execução de projetos referentes a esse programa é de cerca de oito meses.

“Pensando estrategicamente, o Colégio de Dirigentes optou por suspender esse programa, uma vez que o pouco tempo para a execução dos projetos iria impactar a qualidade das pesquisas. Outro fator que levou a essa decisão foi o fato de boa parte dos alunos serem menores de idade e demandarem maior acompanhamento presencial por parte dos professores, sobretudo na realização de pesquisas aplicadas. Além disso, não há possibilidade de os recursos destinados ao pagamento das bolsas para um exercício serem prorrogados para o exercício seguinte, portanto todas as bolsas deveriam ser pagas em 2020. Nós contamos com a compreensão de todos aqueles que estavam interessados em participar do Pibict e solicitamos que aguardem a próxima edição do programa”, disse Saula.

Em 2019, os programas institucionais de fomento à pesquisa e à extensão tiveram cortes significativos de recursos, cujas bolsas foram suspensas e muitos projetos tiveram de ser interrompidos. No Campus Boa Vista (CBV), dos 16 projetos contemplados no Pibict, apenas sete permaneceram sendo desenvolvidos sem recebimento de bolsas.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista