Candidatos têm até 15 de janeiro para solicitar isenção da taxa de inscrição

por Virginia publicado 11/01/2021 15h26, última modificação 11/01/2021 15h26

Os candidatos interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição do Processo Seletivo e Vestibular 2021.1 do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) têm até o dia 15 de janeiro para efetuar o pedido. A referida solicitação pode ser realizada via internet, ou presencialmente, no posto de inscrição que funciona, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, no hall de entrada do CBV.

Quem pode solicitar - Conforme consta nos editais de ambos os processos, poderão requerer isenção do pagamento da taxa de inscrição, os candidatos amparados pelo Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008, publicado no Diário Oficial da União de 3 de outubro de 2008, que, cumulativamente: comprove inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, por meio de indicação do Número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo Cadastro Único; for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007.

Para solicitar a isenção de pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá, até às 18 horas, do dia 15 de janeiro de 2021, realizar os seguintes procedimentos: acessar o Portal do Candidato no Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFRR (https://sgc.ifrr.edu.br/); efetivar seu login, fornecendo o CPF e senha informados durante o processo de criação de sua conta; c) acessar o menu Minhas inscrições, escolher o processo desejado e selecionar o botão Solicitar Isenção; preencher o formulário apresentado no qual deverá, obrigatoriamente, ser informado o número do NIS DO CANDIDATO no CadÚnico (com 11 dígitos).

Para isenção, os dados da inscrição no Processo Seletivo Vestibular devem estar exatamente como estão registrados no Cadastro Único. São verificadas as seguintes informações: nome completo do candidato, número de Identificação Social (NIS), data de nascimento e nome completo da mãe.

Em consonância com o Decreto nº 6.593/2008, só será isento o candidato que estiver com o seu NIS regularizado junto a base do CadÚnico.

A estudante Karen Pereira dos Santos, 26, já solicitou a isenção. Ela pretende prestar o vestibular para o curso superior de Licenciatura em Educação Física. “Tenho amigas que fazem esse curso e dizem ser muito bom, por isso resolvi me inscrever. Estudar aqui representa uma ótima oportunidade de formação gratuita e de qualidade. O posto de inscrição é importante para apoiar as pessoas que não tem acesso à internet, ou têm dúvidas quanto ao processo de inscrição. Fiquei sabendo pelas redes sociais e logo vim solicitar minha isenção, mas caso eu não seja contemplada, pagarei a taxa de inscrição e vou fazer a prova”, disse Karen.

O resultado preliminar da solicitação de isenção será divulgado no dia 18 de janeiro de 2021 e o resultado final no dia 20 de janeiro de 2021, ambos no Portal do Candidato no Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFRR (https://sgc.ifrr.edu.br/).

Caso o candidato não seja contemplado com a isenção, a sua inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa de inscrição. Este pagamento deverá ser realizado, impreterivelmente, até o dia 15 de fevereiro de 2021.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista