Blog educacional visa sensibilizar população para preservação dos igarapés da cidade

por Virginia publicado 10/08/2023 21h03, última modificação 10/08/2023 21h03

Um dos objetivos do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR), por meio dos cursos ofertados e dos projetos desenvolvidos por alunos e professores, é contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a preservação do meio ambiente. Por essa razão, incentiva pesquisas que apresentem soluções para os problemas ambientais detectados em Roraima, como é o caso do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da acadêmica de Tecnologia em Saneamento Ambiental Adryana Sampaio Sousa, o qual deu origem a um blog para sensibilizar a população boa-vistense sobre a situação dos oito igarapés urbanos.

Sob a orientação da professora Cristiane Pereira de Oliveira, Adryana desenvolveu, como TCC, o projeto “SOS Igarapé BV: Redes Sociais como Ferramentas de Educação Ambiental para Preservação dos Igarapés da Cidade de Boa Vista-Roraima" e, como produto final, o blog, que pode ser acessado pelo link https://sosigarapebv.blogspot.com/.

No projeto foram abordados os Igarapés Caranã, Caxangá, Frasco, Grande, Mirandinha, Paca, Pricumã e Wai Grande, dos quais foram coletadas amostras da água para análises físico-químicas e bacteriológicas, realizadas em parceria com a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer).

Adryana, que defenderá o TCC na próxima segunda-feira, 14, explica como ocorreu o desenvolvimento do projeto e sua relevância. “O blog tem como finalidade dar continuação à ideia da professora Cristiane, de implementação do SOS Igarapés BV. O projeto já dispõe de um relatório, e algumas iniciativas foram tomadas. Agora o desafio é usar a tecnologia para abranger uma maior quantidade de pessoas. Por meio da divulgação dos dados extraídos a partir das análises biológicas e físico-químicas, realizadas em parceria com a Caer, pretendemos mostrar para a população o quanto os igarapés da cidade estão poluídos, para que reflitam sobre qual é a nossa parcela de participação nisso e como podemos minimizar esses impactos. Quando falamos em educação, sabemos que todo conhecimento adquirido, por menor que seja, gera um impacto na vida do homem, do cidadão. Pensando nisso, resolvemos impactar a sociedade de forma positiva para que todos adotem atitudes mais conscientes em relação ao meio ambiente e colaborem para a preservação desses Igarapés”, disse.

De acordo com Cristiane, a ideia do TCC de Adryana partiu do projeto apresentado ao Programa Institucional de Incentivo à Pesquisa Aplicada – Docente (Pipad) intitulado “Análise ambiental dos igarapés da cidade de Boa Vista-Roraima”, apresentado no 9º Fórum de Integração do IFRR, realizado em 2021.

“O blog se constitui num ambiente de divulgação de informações, engajamento e incentivo à ação, cujo objetivo é sensibilizar a comunidade sobre os problemas ambientais, com foco nos igarapés que estão ao nosso redor. Eles, até certo tempo atrás, eram usados como lazer e diversão, e hoje, infelizmente, estão poluídos e impróprios para a balneabilidade, causando problemas não só ambientais mas também sociais, políticos e econômicos, e, principalmente, de saúde pública, com o aumento expressivo de doenças quando as pessoas entram em contato com as águas contaminadas. A educação ambiental é o reconhecimento dos indivíduos sobre os problemas ambientais, que os torna preocupados com a conservação e a preservação dos recursos naturais. Portanto, o blog é uma poderosa ferramenta de sensibilização ambiental, fornecendo informações, educando, inspirando e mobilizando pessoas para cuidar do meio ambiente e tomar medidas para evitar danos futuros”, esclareceu Cristiane.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista