Aluno do IFRR desenvolve sistema para gerenciamento de projetos

por João Pedro baraúno da Silva Miranda publicado 17/09/2015 21h45, última modificação 21/09/2015 21h48

O Aluno Lucas Carvalho da Silva, do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), desenvolveu, para o Instituto Federal de Educação de Roraima (IFRR), um sistema para gerenciamento de projetos. Neste, é possível realizar cadastro de projetos desenvolvidos na instituição. A ideia central é integrar os pesquisadores e seus projetos.

O professor Cristofe Rocha, orientador do trabalho, destaca o objetivo do sistema. “Temos por principal contribuição o uso de um algoritmo baseado em computação ubíqua, que fará a busca na base de dados verificando a linha de trabalho e o estudo dos pesquisadores e, em seguida, enviará uma mensagem, através de e-mail, para os pesquisadores que trabalham em áreas e temas comuns, a fim de que possam trocar experiências”, diz.

Para iniciar o uso no sistema, o pesquisador deve, primeiro, realizar o cadastro pessoal, por meio do site ifscience.ifrr.edu.br, e, em seguida, cadastrar seu projeto e/ou pesquisar outros temas.  O trabalho tem cunho inovador, pois utiliza uma tecnologia de referência mundial. O professor Renner Sadeck, coordenador do Curso Superior TADS, destaca a importância do desenvolvimento de tecnologias dessa envergadura. “O curso tem contribuído para o alcance dos objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), atendendo às muitas demandas de pesquisa”, afirma.

O curso tem sido destaque nos editais internos, com a aprovação de muitos trabalhos na maioria dos editais institucionais. Ainda segundo o coordenador, essas aprovações gerarão motivação e têm fomentado o desenvolvimento de mais pesquisas em diversas áreas, tais como Internet das coisas, computação vestível, sistemas embarcados, visão computacional, gerenciamento de trilhas, Informática na educação.

O sistema está em fase de teste pela Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e pode ser acessado no endereço ifscience.ifrr.edu.br.

IFscience

Imagem demonstração do sistema