5.ª edição do projeto Doutores da Informática apresenta soluções tecnológicas para a redução das desigualdades

por Virginia publicado 22/10/2018 19h38, última modificação 22/10/2018 19h38

A 5.ª edição da Mostra Técnológica Doutores da Informática, com o tema “A Tecnologia para redução das desigualdades”, ocorre nesta quinta-feira, dia 25, das 9h às 17h, no Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR).

O evento é uma realização dos alunos e dos professores do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio, em parceria com a Diretoria de Ensino das Áreas da Indústria e da Informática (Deiinf). De acordo com o coordenador e idealizador do projeto, professor Vinícius Tocantins, todos estão envolvidos no planejamento e na organização da mostra, que marcará o aniversário de cinco anos dos Doutores da Informática.

“Os Doutores da Informática é um evento de grande importância para o curso Técnico em Informática, pois representa uma oportunidade única de compartilhamento de experiências tecnológicas em prol do desenvolvimento de habilidades e competências dos nossos alunos, com foco na pesquisa aplicada e também no atendimento a demandas reais da sociedade. Nele, ainda é aplicado o conceito de indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, além da Aprendizagem Baseada em Problema (PBL). Este ano estamos comemorando cinco anos de projeto e resolvemos trazer um tema de grande relevância para o nosso país, que traduz a busca por estratégias que contribuam para a redução das desigualdades”, explica Tocantins. Ele esclarece ainda que essa será uma oportunidade também para que os estudantes do CBV apresentem para a comunidade local a importância do estudo de tecnologias para o progresso social e reforcem o tripé institutional: educação, ciência e tecnologia.

Histórico – Com cinco anos de existência, o Doutores da Informática já apresentou cerca 40 projetos com ideias inovadoras de cunho tecnológico e com temas diversos. Nesse período, aproximadamente 270 alunos participaram do projeto.

Veja os temas das edições anteriores:

2014 – Segurança da Informação

2015 – Educação

2016 – Saúde

2017 – Cidades Inteligentes

As camisetas do evento já estão à venda pelo valor simbólico de trinta reais. Os docentes e os alunos interessados devem procurar o professor Vinícius Tocantins.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista