ZONA OESTE – Campus do IFRR realiza primeira feira medieval

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 25/05/2023 20h53, última modificação 25/05/2023 20h53
Como atividade da disciplina História, estudantes farão apresentação de trabalhos e exposições

A Idade Média foi um período que envolveu cerca de mil anos de história, compreendido entre os séculos 4.º e 15. Marcada por forte participação da igreja na sociedade, a era medieval deixou um legado na arte, na cultura, nos costumes, na culinária, na arquitetura e na literatura. Mesmo em tempos atuais, ainda há admiradores desse período tão marcante e característico da História.

Para que os estudantes pudessem aprender os fatos e os costumes que marcaram o período, a professora de História Clarice Gonçalves, do Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima (CBVZO/IFRR), idealizou a I Feira Medieval do IFRR, que ocorre na unidade na próxima segunda-feira, 29, a partir das 9h30. O evento é produzido pelos alunos da turma do 3.º ano do curso Técnico em Administração integrado ao ensino médio.

Na feira, haverá exposição de comidas, de mudas de plantas, correio romântico, jogos medievais, jogo de xadrez, bazar de roupas seminovas, entre outras atrações. O evento contará também com mostra de cartazes sobre os temas estudados, como as cruzadas, o monasticismo, o feudalismo, o trovadorismo, a sociedade e a cultura medieval.

Para Clarice, a feira é também uma oportunidade de arrecadar dinheiro para a festa de formatura da turma, que ocorre no fim do ano letivo. “Esta é a finalização do conteúdo de História sobre feudalismo, em que falamos da Idade Média, e, em sala de aula, surgiu essa ideia. A princípio, ocorreria somente em sala, para troca de produtos, mas, depois, pensamos na possibilidade de arrecadar fundos para a formatura. Então, conseguimos muitas doações de roupas para a realização de um bazar”, disse.

A estudante Heloisa Almeida contou que a feira terá muita diversão. “Vamos nos caracterizar com roupa da época, vender pães e bolos, como nas feiras medievais. Essa é a nossa primeira feira. Vai ser um momento divertido, em que os alunos poderão interagir uns com os outros [...] Todos estão muito empolgados. Estamos montando o “Correio Elegante” para o Dia dos Namorados, recital de poesia e teatro”, explicou.

Conforme a programação, o evento ocorre no saguão do campus. O CBVZO está localizado na Rua Professor Nonato Chacon, 1976, Bairro Laura Moreira (Conjunto Cidadão).

Ascom/Reitoria
25/5/23