RINCÓN CULTURAL – Campus Boa Vista Zona Oeste promove mostra cultural sobre países hispânicos

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 29/09/2022 10h40, última modificação 29/09/2022 10h41

Nesta sexta, 30, o Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima (CBVZO/IFRR) realizará o Rincón Cultural, mostra cultural sobre os costumes de países hispânicos. O evento é coordenado pela professora de língua espanhola Viviane Dias, e será executado pelos estudantes do terceiro ano dos cursos  Técnico em Serviços Públicos e Técnico em Comércio, ambos integrados ao ensino médio.

O evento visa proporcionar aos participantes um momento de compartilhamento de conhecimentos, sabores, ritmos, culturas e tradições de países como Espanha e México. Segundo a professora Viviane Dias, a mostra cultural surgiu com a proposta de uma aula diferenciada, em que fossem abordados aspectos culturais de um modo mais contemporâneo. “A princípio, as apresentações seriam somente dentro de sala, porém muitas ideias foram surgindo e decidimos realizar o evento para o encerramento da disciplina de Língua Espanhola”, disse.

Na programação, os alunos irão realizar diversas apresentações: apresentação musical, dança (como passo doble e zumba), coral, desfiles de vestimentas típicas e degustação de pratos típicos. “A mostra cultural irá mostrar um aspecto mais caribenho. Os alunos e servidores poderão usar roupas floridas com as cores das bandeiras dos países homenageados (Espanha e México). Além disso, espera-se que o espaço seja propício para a reflexão e o alcance de uma consciência cultural integradora”, explicou Viviane.

Para Eduardo Freitas, estudante do curso Técnico em Serviços Públicos, a expectativa para o evento é muito grande. “Estou vendo o quanto os colegas estão se esforçando, e dando o máximo para que tudo ocorra perfeitamente. Acredito que essa mostra está servindo para aprendermos sobre a cultura destes países hispano-falantes, Espanha e México, e foi uma ideia muito boa, porque vamos aprender a cultura dos países e transmitir esse conhecimento para o público”, relatou.

O evento ocorre a partir das 13h30, no CBVZO, e é aberto ao público interno e familiares de alunos.

Bruna Castelo Branco
Ascom/Reitoria