Pesquisa do CBVZO visa ajudar estudantes na escolha da profissão

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 20/09/2021 13h55, última modificação 20/09/2021 13h55
Após aplicação da pesquisa, rodas de conversas com profissionais das áreas mais apontadas pelos estudantes serão promovidas no sentido de contribuir para o processo de escolha
Pesquisa do CBVZO visa ajudar estudantes na escolha da profissão

O questionário, uma das ações do projeto de extensão, é direcionado aos estudantes do 3.º ano do CBVZO

A partir desta segunda-feira, 20, até sexta-feira,  24, estará disponível um questionário do projeto de extensão “CBVZO: conectado com seu futuro profissional”, voltado para a participação dos estudantes do 3.º ano do campus do Instituto Federal de Roraima (IFRR). Para responder, basta acessar https://forms.gle/TAdA1KEPxaHr9foX6.

O objetivo da pesquisa é desenvolver um diagnóstico dos alunos sobre os eixos de ensino com maior demanda de interesse. Essa é uma das ações do projeto de extensão que visa contribuir para o processo de escolha profissional dos estudantes da unidade de ensino do IFRR.

Segundo uma das professoras integrantes do projeto,  Bárbara Morais, nessa etapa, por meio da sondagem do interesse dos estudantes sobre as áreas profissionais, será possível orientar os participantes sobre as profissões, inclusive as mais promissoras na atualidade, e ainda despertar maior interesse pelos estudos.

Ela esclarece que o projeto está sendo pensado para possibilitar aos alunos a tomada de decisão sobre o caminho profissional com embasamento nas oito grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Linguística, Letras e Artes; Ciências Sociais Aplicadas; e Ciências Humanas.

“Geralmente são ofertadas aos nossos alunos apenas as áreas de economia e social, porém é importante que, ao finalizarem o processo de ensino médio, eles tenham conhecimento sobre as áreas em que podem atuar, com destaque para as profissões promissoras na atualidade. Para isso, resolvemos fazer esse levantamento do interesse dos concluintes do CBVZO e, a partir daí, apresentar informações sobre as várias opções disponíveis que possam facilitar na tomada de decisões da escolha da futura profissão dos estudantes”, explicou Bárbara.

Além da aplicação do questionário, o projeto conta com um cronograma de rodas de conversas e debates, que serão promovidos com a participação de profissionais das áreas indicadas pelos estudantes na pesquisa. As datas serão divulgadas após a finalização do diagnóstico.

Passadas as etapas iniciais, será feita a aplicação de avaliação dos participantes do projeto sobre a contribuição das atividades desenvolvidas na escolha do futuro profissional.

« Maio 2024 »
month-5