Segurança alimentar e nutricional indígena será debatida em palestra no CBVZO

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 12/04/2023 23h00, última modificação 12/04/2023 23h00
O evento é uma das ações do projeto Gestão Pública em Debate, desenvolvido no campus
Segurança alimentar e nutricional indígena será debatida em palestra no CBVZO

A palestra, realizada no auditório do Campus Boa Vista Zona Oeste, no próximo dia 17, é aberta ao público e período de inscrições já iniciou

Como parte das ações alusivas ao Dia dos Povos Indígenas, 19 de abril, será realizada, na próxima segunda-feira, dia 17, a partir das 19 horas, no auditório do CBVZO, a palestra "Políticas públicas de segurança alimentar e nutricional e alimentação indígena".

O evento, que é uma das ações do projeto Gestão Pública em Debate, desenvolvido no CBVZO, terá como palestrante a professora mestre em Antropologia Social Inara do Nascimento Tavares, e é voltado para a comunidade interna e externa do IFRR. As pessoas interessadas em participar podem se inscrever acessando o link https://suap.ifrr.edu.br/eventos/inscricao_publica/248/. A palestra contará com emissão de certificado.

Segundo o mediador do evento, professor do curso de Gestão Pública Amarildo Ferreira Júnior, o objetivo da ação é promover um debate entre estudantes, professores e professoras do campus, além de pessoas interessadas do público em geral, com base nos conhecimentos e dados apresentados na palestra e, a partir disso, buscar o reconhecimento e o fortalecimento de políticas públicas para a segurança alimentar e nutricional dos povos indígenas.

“A expectativa é, com base na palestra, debater com as pessoas participantes enfoques que permitam à gestão pública reconhecer a importância e fortalecer políticas públicas de segurança alimentar e nutricional que mantenham relações de reconhecimento da autoafirmação política, social e cultural dos povos originários e que sejam significativas à garantia de seus direitos sociais, econômicos e culturais”, explicou Ferreira Júnior.

Antes da palestra, será exibido o documentário de curta-metragem “Cumaji – O sabor tempera o costume”, dirigido e produzido pelo antropólogo Irmânio Sarmento, com fotografia e edição de Valmik Mota.

PALESTRANTE Inara do Nascimento Tavares, mulher indígena do povo Sateré Mawé, é coordenadora do curso Gestão em Saúde Coletiva Indígena no Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, da Universidade Federal de Roraima (UFRR); cientista social e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam); doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ); e membro do Grupo Temático Saúde Indígena da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

SINOPSE DO CURTA-METRAGEM "Cumaji – O sabor tempera o costume” é um documentário que aborda o processo de elaboração do cumaji por habitantes da Terra Indígena São Marcos, em Roraima. O cumaji é um tipo escuro de tucupi,  sumo extraído da mandioca (Manihot esculenta), amplamente utilizado na cultura alimentar dos povos da Região Amazônica. O documentário foi produzido com recursos do edital público Premiação Faz Cultura, da Prefeitura Municipal de Boa Vista, facultado pela Lei Aldir Blanc (Lei 14.017, de 29 de junho de 2020).

« Abril 2024 »

inscreva_se aqui 2017_1