Campus Boa Vista Zona Oeste realizará Semana do Meio Ambiente

por Laura publicado 31/05/2023 20h20, última modificação 01/06/2023 21h45
Programação será de 5 a 7 de junho e terá atividades abertas ao público em geral

De 5 a 7 de junho, o Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima (CBVZO/IFRR) vai realizar a 1ª Semana do Meio Ambiente. O evento, além de ser voltado para estudantes e servidores, contará com atividades abertas ao público em geral. A unidade está localizada na Rua Prof. Nonato Chacon, 1976, Bairro Laura Moreira (Conjunto Cidadão).

Alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, essa iniciativa do CBVZO visa discutir o tema por meio de diferentes ações, conforme explicou a presidente da comissão organizadora, professora Mariana Lima. “Com a programação da 1ª Semana do Meio Ambiente, pretende-se promover reflexões sobre os impactos que geramos no meio ambiente, mas também apresentar práticas e atitudes que nos inspirem a diminuir esses impactos, por meio da mudança de hábitos, como redução do consumo de itens plásticos, reúso de bens e recursos naturais, valorização da fauna e da flora, entre outros”, contou.

A programação terá início com a palestra “Os impactos que geramos sobre o meio ambiente”, no dia 5 de junho, nos períodos da manhã e da noite. No primeiro momento, o tema será abordado por dois professores convidados da Universidade Estadual de Roraima (Uerr); às 10 horas, pelo professor Thiago José Costa Alves; e, às 19 horas, pela professora Márcia Teixeira Falcão. Aberto ao público em geral, o evento será realizado no ginásio do CBVZO (manhã) e no auditório do campus (à noite).

No dia 6 de junho, as comunidades interna e externa poderão acompanhar, das 10h às 12h, a mostra “Reflexão e Ação – Temas para pensarmos os impactos sobre o meio ambiente”, que vai apresentar trabalhos de estudantes dos cursos técnicos em Administração, Comércio e Serviços Públicos do CBVZO nas áreas de Biologia, Filosofia, Sociologia e Espanhol. Entre os temas a serem abordados está o reúso de materiais de modo a evitar o descarte no meio ambiente, que será tratado pelas turmas de 2º ano.

Mariana explicou que as turmas de 3º ano vão apresentar os resultados do projeto integrado “Ética e Meio Ambiente” com o objetivo de provocar reflexões sobre o comportamento consumista e os impactos sobre o meio ambiente. “Os estudantes assistiram a videodocumentários que abordam a cultura do desperdício existente na cadeia de produção e consumo de alimentos e outros bens, os hábitos relacionados ao descarte de resíduos, as dificuldades e os entraves sociais, legais e políticos, para a gestão de resíduos sólidos e os impactos do lixo, sobretudo o plástico, sobre o meio ambiente. Eles foram mobilizados para se organizar, em grupos, para apresentar trabalhos que provoquem a reflexão e a ação da comunidade sobre maus hábitos que podemos deixar de ter e atitudes que podemos adotar em prol do meio ambiente”, disse.

No segundo dia de evento, também haverá programação voltada exclusivamente para os estudantes. Trata-se do plantio de 40 mudas de plantas no campus pelas turmas da manhã e da noite. E, para finalizar as ações do dia 6 de junho, haverá a exibição de vídeos curtos sobre meio ambiente no corredor da sala dos professores, das 19h às 21h, para os estudantes do turno noturno.

Fechando a programação da semana, no dia 7 de junho, estudantes e servidores realizam, pela manhã, a distribuição de mudas de plantas para a comunidade do entorno do campus. A intenção é incentivar a população a realizar o plantio de árvores, valorizando e ajudando o meio ambiente.

Ascom/Reitoria
31/5/2023