GESTÃO PÚBLICA – Estudantes do CBVZO aprendem sobre processo de concessão no Aeroporto Internacional de Boa Vista

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 15/06/2022 16h10, última modificação 27/06/2022 19h11
A turma do 2.º módulo do curso de Gestão Pública do Campus Boa Vista Zona Oeste esteve, nesta terça-feira, 14, em visita ao aeroporto da Capital

Na visita, a turma de Gestão Pública do CBVZO foi recebida pelo gerente do aeroporto, Rovaldo Veloso, que abordou o processo de concessão pública para operação da estrutura em Roraima

Visando conhecer mais de perto procedimentos da administração pública, estudantes da turma do 2.º módulo do curso de Gestão Pública do CBVZO estiveram, nesta terça-feira, 14, no Aeroporto Internacional de Boa Vista, operado pela Concessionária Aeroportos da Amazônia, visitando as instalações do local, onde foram recebidos pelo gerente, Rovaldo Veloso, que mostrou um pouco como funciona o processo de concessão pública.

Segundo a professora Elaine Ramires, que ministra a disciplina Administração Pública e que coordenou a iniciativa, a visita foi a primeira de uma série que deve ocorrer em diversos órgãos públicos federais, estaduais e municipais. O objetivo é que, por meio de ações como essa, as discussões em sala de aula se aproximem do cotidiano das mudanças que a administração sofreu nas últimas décadas e do novo perfil do gestor, que demanda conhecimentos da administração pública e privada.

“Buscamos com isso oferecer condições para que os estudantes se aproximem do dia a dia da gestão pública roraimense. E essa primeira visita em específico ocorreu em razão da concessão pública ser considerada uma figura importante que ganha destaque cada vez mais na sociedade. Com essa ação, é possível que os estudantes compreendam a aplicação prática dos conteúdos aprendidos em sala de aula”, explicou Elaine.

Durante a visita, a turma teve a oportunidade de fazer perguntas sobre assuntos previstos em lei para a execução da concessão e saber mais sobre o papel do gestor nesse processo da administração pública com atuação do setor privado.

“Neste caso da concessão pública, o gestor é uma junção do administrador público, aquele que segue normas, e de gestor privado, aquele que tem liberdade de fazer tudo que a lei não proíbe. Dessa maneira,  a visita contribuiu para o conhecimento do perfil do gestor que eles possam vir a ocupar no mundo do trabalho”, declarou a professora.

Para o estudante Jonatan Kelven da Silva, essa iniciativa do CBVZO contribuiu significativamente para a formação acadêmica da turma. “Por meio dessa visita, pudemos ter a noção e um pouco da dimensão de como funcionam os contratos de concessão entre o Estado e empresas privadas. O CBVZO contribuiu imensamente para que a turma de Gestão Pública pudesse sair da teoria e soubesse mais sobre a prática, para, em campo, discutirmos os assuntos estudados em sala de aula”, comentou.

A estudante Dhessica Pereira Freire classificou a ação do CBVZO como uma excelente iniciativa, possibilitando um aprendizado maior ao colocar a turma em um ambiente com informações mais relacionadas à prática do mundo do trabalho.

“Achei excelente a visita. Tiramos muitas dúvidas sobre o processo de concessão. Foi muito esclarecedor entender todo o processo, desde o princípio, com a licitação, até a entrada da empresa privada”, relatou Dhessica.

CONCESSÃO PÚBLICA –  É o contrato firmado entre a administração pública e uma empresa privada para que esta passe a executar e explorar economicamente um serviço público, em que é remunerada por meio de tarifas pagas pelos usuários. São exemplos de concessões os aeroportos, as rodovias e o setor de petróleo e gás.

CURSO DE GESTÃO PÚBLICA – Com carga horária de 1.720 horas a ser cumprida em dois anos e meio, o curso de Gestão Pública do CBVZO funciona no turno noturno e visa formar profissionais aptos para atuar em todos os níveis e esferas da administração pública de maneira responsável, transparente e participativa, assim como em entidades privadas que demandem profissionais com essas características.

« Abril 2024 »
month-4