TURISMO SUSTENTÁVEL – Live do IFRR vai discutir turismo em comunidades indígenas

por Rebeca publicado 13/08/2020 18h05, última modificação 17/08/2020 18h42
A transmissão, no dia 18 de agosto, ocorre pelo Meet e pelo perfil do IFRR no YouTube

Com o objetivo de discutir o desenvolvimento do turismo em comunidades indígenas, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) organizou, para o dia 18 de agosto, às 19 horas, a live "Turismo em comunidades tradicionais". A transmissão ocorre pelo Meet e pelo perfil da instituição no YouTube.

O encontro, organizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Turismo, Tecnologia, Educação e Cultura (GEPTTEC), vai apresentar o case da Comunidade Raposa I, localizada no Município de Normandia, na qual a gestão das atividades de turismo tem sido feita pela própria comunidade, sob a responsabilidade administrativa de Enoque Raposo.

Foto Divulgação GEPTTEC

Raposo fará o relato da experiência na comunidade. Para realizar um contraponto, foi convidado o vice-presidente do Projeto Bagagem, Werter Valentim de Moraes. O projeto trabalha para o desenvolvimento de comunidades no Brasil por meio do turismo sustentável.

A mediação da live será feita pela professora Jordana Cavalcante, que mantém o blog “Jô Viajou”. Jordana é membro do grupo de pesquisa GEPTTEC, egressa dos cursos de graduação e pós-graduação em Turismo do IFRR e foi professora substituta no Campus Boa Vista na área do turismo até abril de 2020.

De acordo com a líder do grupo de estudo e pesquisa, professora Leila Márcia Ghedin, a Comunidade Raposa I é a primeira do Estado de Roraima com plano de visitação e desenvolvimento do turismo elaborado de acordo com a normativa da Fundação Nacional do Índio (Funai).

O público-alvo da live é formado por estudantes e profissionais que trabalham com turismo e que seguem a tendência do desenvolvimento do turismo de base comunitária.

GEPTTEC – Foi o primeiro grupo de pesquisa a ser certificado pelo IFRR, em 2008. Tem por objetivo desenvolver estudos e pesquisas que estejam em sinergia com a dinâmica do desenvolvimento do turismo em seus mais variados aspectos, tendo o planejamento e a gestão de empreendimentos e destinos turísticos, a sustentabilidade, a cultura e a educação em turismo como focos principais para o desenvolvimento de suas pesquisas.

Ascom/Reitoria
Fotos: Nenzinho Soares/IFRR e Divulgação/GEPTTEC