Pesquisa do MEC quer ouvir professores e alunos sobre atividades letivas em meios digitais

por Rebeca publicado 17/07/2020 21h15, última modificação 17/07/2020 21h20
Professores e estudantes dos cursos superiores (bacharelado, licenciatura e tecnologia) dos Campi Boa Vista, Boa Vista Zona Oeste e Novo Paraíso do IFRR podem participar até 31 de julho, da consulta do Ministério da Educação (MEC)

Professores e estudantes dos cursos superiores (bacharelado, licenciatura e tecnologia) dos Campi Boa Vista, Boa Vista Zona Oeste e Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (IFRR) podem participar até 31 de julho, da consulta do Ministério da Educação (MEC) sobre a experiência da substituição das aulas presenciais por atividades letivas que utilizem recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais.

A pesquisa é destinada para quem esteve matriculado ou lecionando no primeiro semestre de 2020 em cursos presenciais de instituições de ensino superior, sejam da rede pública, sejam da rede privada, e esteja em atividades não presenciais. Cada público tem formulário próprio, conforme os links abaixo. Ao acessar, o participante deve se cadastrar, informar a universidade/instituição, o curso e responder ao questionário.

Pesquisar sobre essa nova rotina de estudos de alunos e de professores, bem como obter informações sobre quais ferramentas e tecnologias utilizadas para as atividades acadêmicas, vai permitir ao MEC utilizar as respostas para orientar as políticas regulatórias e de supervisão, segundo o site do ministério.

Com a publicação da Portaria 544, de 16 de junho de 2020, o MEC autorizou a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus. É justamente sobre essa experiência acadêmica dos envolvidos que o ministério quer saber.

HISTÓRICO

O MEC publicou, em 17 de março de 2020, a Portaria 343, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia. Posteriormente, ela foi alterada pela Portaria 345, publicada em 19 de março de 2020, e, no dia 17 de junho de 2020, consolidada pela Portaria nº 544.

A pesquisa é aplicada pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC, em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), para o monitoramento dessas portarias no sentido de orientar as políticas regulatórias e de supervisão, principalmente enquanto não houver o retorno normal das atividades acadêmicas.

Links dos formulários

Professor à https://isurvey.cgee.org.br/mec/portaria343professor