Mais de 800 estudantes do IFRR em vulnerabilidade social são contemplados com kits de alimentos

por Laura publicado 13/08/2020 15h52, última modificação 13/08/2020 15h52
Recurso é proveniente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Durante o mês de agosto, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) realiza a distribuição de 812 kits de alimentos para estudantes regularmente matriculados na educação básica em situação de vulnerabilidade social. O recurso para execução da ação é proveniente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A distribuição tem sido realizada desde o dia 11 de agosto e vai até o dia 27 do mesmo mês. Para receber o kit, o estudante maior de idade ou o responsável por aluno menor de idade deve aguardar o contato do campus, por e-mail e/ou ligação telefônica, para receber as orientações do dia e do local de entrega, que são específicas em cada unidade, com o objetivo de evitar aglomeração.

No caso do responsável do estudante, no ato da entrega é obrigatória a apresentação de documento de identificação. Conforme decreto estadual e recomendações dos órgãos de saúde, é obrigatório o uso de máscara de proteção facial. Caso o estudante não disponha de meios para pegar o kit, uma equipe do seu campus realizará a entrega na residência da família.

De acordo com a nutricionista do IFRR Sylvia Mafra, a ação tem como objetivo garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes, em seus lares, durante a pandemia do novo coronavírus. “Foi realizada uma avaliação dos dados socioeconômicos dos nossos estudantes. Ao todo, 812 serão contemplados, e a distribuição ocorrerá da seguinte forma: Campus Amajari, 170 kits; Campus Boa Vista, 300 kits; Campus Boa Vista Zona Oeste, 170 kits; e Campus Novo Paraíso, 172 kits”, contou.

Sylvia explicou que um grupo de trabalho (GT PNAE), vinculado ao Comitê de Crise para o Enfrentamento ao Coronavírus do IFRR, foi instituído para analisar a viabilidade de execução do programa na instituição. A base para a seleção dos estudantes ocorreu por meio dos dados socioeconômicos constantes no Módulo Assistência Estudantil vinculado ao Edital 1/2020/PROEN/IFRR, de janeiro deste ano, que regulamentou o processo seletivo para ações assistenciais aos estudantes em 2020.

O kit de alimentos montado tem como referência o consumo do estudante no período escolar de seis meses e contém gêneros diversos da cesta básica, bem como frutas e verduras. O IFRR destinou R$ 203.885,08 de repasses do PNAE para a oferta desses kits. O recurso foi viabilizado por meio da Resolução 2/2020, que trata da execução do PNAE durante o período de estado de calamidade pública e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da Covid-19.

No instituto, as atividades presenciais estão suspensas desde março, por conta da pandemia. A última decisão mantém, até 31 de agosto, as atividades não presenciais administrativas, de pesquisa, ensino e extensão na instituição, salvo os casos específicos.

Ascom/Reitoria
Laura Veras