IFRR realiza pesquisa sobre atividades não presenciais

por Laura publicado 13/08/2020 15h30, última modificação 13/08/2020 15h29
Estudantes e professores têm até 23 de agosto para responder ao questionário on-line

Nesta quinta-feira, 13, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) inicia uma pesquisa on-line para avaliar as atividades não presenciais. A instituição quer saber como estudantes e docentes têm lidado com esse tipo de oferta de ensino.

Os estudantes e os docentes receberão das coordenações dos respectivos cursos o link para realizar a avaliação dos componentes já concluídos. O resultado dessa primeira avaliação orientará ações futuras para a busca de melhorias na oferta das atividades não presenciais, já que essa é uma realidade quiçá permanente para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem no IFRR.

A iniciativa é do Grupo de Trabalho (GT) Calendário Acadêmico, que faz parte do Comitê de Crise para o Enfrentamento ao Coronavírus (CCEC) do IFRR, e contou com a colaboração e o apoio da Comissão de Acompanhamento Pedagógico. Conforme explicou a pró-reitora de Ensino do IFRR, Sandra Grützmacher, a pesquisa é interna e voltada para o aperfeiçoamento da oferta do ensino em tempo de pandemia. “A preocupação é monitorar as atividades não presenciais para confirmar o que está dando certo ou não e, diante dos resultados, analisar potenciais alterações para aprimorar o nosso atendimento”, disse.

Os questionários serão sobre os componentes curriculares já concluídos de forma não presencial. Estudantes e professores da instituição podem participar até o dia 23 de agosto. Posteriormente, o GT deve estender o questionário às equipes técnico-pedagógicas, aos coordenadores de curso e aos responsáveis/familiares dos estudantes.

Link para questionário dos estudantes: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf-lDmJgf-oQqlPURvrtUIysLtEdYrr8BaMuH1Nn0RZ0jPoyQ/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

Link para questionário dos docentes: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfiocj5lI5V1GoIipHEN1DZ1aH-Vq5CmvfhCTqwfsJp4ApnXA/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS – No fim de maio, após atividades de planejamento e pesquisas de viabilidade, o CCEC autorizou a realização de atividades não presenciais nos Campi Boa Vista, Boa Vista Zona Oeste, Avançado Bonfim e Novo Paraíso.

Desde então, são ofertados, em cada turma, dois componentes curriculares de forma não presencial. Apenas o Campus Amajari, por decisão do colegiado de docentes e gestores, manteve a suspensão do calendário acadêmico. Contudo, em setembro, a unidade dará início a esse tipo de atividade.

No IFRR, as atividades não presenciais dos cursos FIC, técnicos, de graduação e pós-graduação lato sensu estão regulamentadas pela Portaria Normativa 2/2020. O documento faz referência à organização da oferta do ensino, a recursos e estratégias didáticas, entre outros pontos.

Considerando as especificidades de cada campus, a instituição vem utilizando diferentes formas de comunicação e informação para realizar as atividades. Salas virtuais, disponibilização de conteúdos nos sistemas institucionais, videoaulas e entrega de materiais impressos têm sido alguns dos recursos adotados.

As atividades administrativas presenciais no IFRR, bem como as atividades presenciais de ensino, pesquisa e extensão na instituição, salvo os casos específicos, seguem suspensas até o dia 31 de agosto, de acordo com a Portaria 25/2020. Servidores de todas as unidades, inclusive da Reitoria, trabalham de forma remota.

PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO – Os documentos institucionais referentes às ações do CCEC estão disponíveis no portal institucional, no endereço https://www.ifrr.edu.br/comite-de-crise-para-enfrentamento-ao-coronavirus.

A instituição também disponibiliza no portal os canais de atendimento das seis unidades para os interessados em apresentar dúvidas, enviar sugestões, solicitar orientações e/ou esclarecimentos.

Ascom/Reitoria
Laura Veras