IFRR certifica mais de 1.600 alunos em cursos de formação inicial e continuada (FIC)

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 09/09/2020 21h56, última modificação 09/09/2020 21h56

Os cursos de formação inicial e continuada (FIC) do Instituto Federal de Roraima (IFRR) oferecidos pelo programa Novos Caminhos/Bolsa Formação encerraram suas atividades na última sexta-feira, dia 4. Ao todo, foram ofertadas 2.000 vagas para cursos na modalidade de educação a distância (EAD). Destas,  1.632 foram preenchidas. Os cursos em EAD foram uma das ações para atender à necessidade de projetos relacionados ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.

A execução foi feita pelos Campi Boa Vista Zona-Oeste, Amajari, Avançado do Bonfim e Novo Paraíso. Foram oito cursos, com duração de quatro meses: Editor de Vídeo, Desenvolvedor de Aplicativos para Mídias Digitais, Assistente Financeiro, Agente de Informações Turísticas, Agente de Proteção Social Básica, Recepcionais, Assistente Administrativo e Auxiliar Pedagógico.

Ao todo, 116 profissionais fizeram parte da ação, sendo 13 coordenadores (servidores do IFRR) e 103 contratados por meio de processo seletivo para as funções de professor mediador, professor formador, administrador AVA, apoio administrativo, apoio financeiro e apoio pedagógico. Cerca de 80% do quadro de profissionais contratados para atuar no programa Novos Caminhos foi composto por prestadores de serviços externos.

Para a diretora de Políticas de Educação a Distância do IFRR, Betânia Grisi,  o impacto social da ação é muito significativo. “É uma ação de grande contribuição, especialmente para este momento social, em que as pessoas precisam permanecer em casa. E participar de uma formação desse porte contribui efetivamente para ocupar a mente de maneira eficiente, produtiva, sendo um diferencial na medida em que, no momento em que devemos permanecer isolados/distanciados, tivemos e fizemos companhia de maneira produtiva”, disse.

Conforme Betânia, por meio da EAD, é possível continuar executando as ações de ensino e de formação continuada com qualidade. “Nesse contexto, também destacamos a oportunidade de contratação de profissionais externos ao IFRR, contribuindo, assim, para a melhoria das condições financeiras de um significativo número de profissionais em um momento tão delicado de desemprego”, declarou.

Devido à oferta dos cursos ter sido exclusivamente em EAD, a participação de docentes de outros estados no Novos Caminhos também foi registrada.  Dos 93 professores contratados, 22 eram de outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espirito Santo, Maranhão, Ceará, Bahia, Piauí, Pernambuco, Rondônia e Amazonas.  Além de docentes, o programa alcançou estudantes em todos os municípios de Roraima, abrangendo unidades remotas, como comunidades indígenas, zona rural, vilas e vicinais.

Bruna Castelo Branco
Ascom/Reitoria