Estudante do IFRR é selecionada para representar Roraima no programa Parlamento Jovem Brasileiro, em Brasília

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 22/09/2020 15h18, última modificação 22/09/2020 15h18

A estudante Raiane Cristina Araújo Maluf, de 17 anos, do terceiro do ano do curso Técnico de Serviços Públicos do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), foi selecionada para representar o Estado de Roraima no programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), em Brasília (DF).

O PJB é um programa de educação para democracia que anualmente oferece a estudantes do ensino médio de todo o País a oportunidade de simular a jornada de trabalho dos deputados federais. Por meio dele, os jovens selecionados tomam posse e exercem o mandato como deputados durante cinco dias na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Serve de ferramenta pedagógica nas escolas, proporcionando discussão de temas como política, cidadania e participação popular. Professores e estudantes elaboram, em conjunto, projetos de lei para o PJB, provocando reflexões em sala de aula. Assim, os jovens podem aprender mais sobre sua realidade e buscar soluções para os problemas existentes. Além disso, têm a oportunidade de compreender a responsabilidade de governos, organizações e cidadãos.

Raiane afirma que seus trabalhos para a participação no programa iniciaram-se em 2019. “A turma toda foi incentivada a participar, mas não consegui concluir meu projeto. Neste ano, em plena pandemia, resolvi fazer. Estava desestimulada e sem foco, mas fui incentivada pela professora Mariana a não desistir, e ainda nem acredito que fui selecionada”, contou.  Para a estudante, todo jovem deveria se envolver na política. “Sabemos que a política de perto não é o que se diz. Então, acho interessante que eu possa participar para expor ideias e conhecer direitos”, disse.

A professora Mariana Silva ensina Sociologia e Filosofia no Campus Boa Vista Zona Oeste, e alguns dos conteúdos da ementa são democracia, cidadania, formas de governo e poder político. Desde 2019, a docente divulga, entre seus alunos, a existência do PJB. “Mostro o site, o material de orientação disponibilizado pela coordenação do programa e incentivo os alunos a pensar nos problemas do Brasil que os preocupam e a pensar em como solucioná-los por meio da atuação cidadã, inclusive, por meio da proposição de leis. Ano passado, tivemos alunos interessados, mas que não chegaram a concretizar um projeto de lei, conforme exige o programa. Neste ano, divulguei novamente, e a Raiane se interessou, e, por meio de mensagens e e-mails, eu a orientei e corrigi a proposta que ela apresentou”, relatou.

A docente explica que outras duas professoras do CBVZO, Adriana Amaral e Mariana Souza, também colaboraram com suporte à estudante. “Acreditamos que os jovens são parte fundamental na solução dos muitos problemas que afligem a sociedade brasileira e que o Parlamento Jovem Brasileiro é uma excelente oportunidade para se perceberem como protagonistas e agentes de mudanças", declarou.

Para a reitora do IFRR, professora Sandra Mara Botelho, a participação da estudante no programa será uma oportunidade para ela conhecer, na prática, ações inerentes a um parlamentar no seu cotidiano e se inteirar delas em um protagonismo juvenil. “Em um curto espaço de tempo, a convivência com esse ambiente e também com outros jovens do Brasil poderá projetar-lhe um futuro com maior participação cidadã na sua realidade”, disse.

No momento, Raiane se prepara para o evento fazendo os cursos virtuais oferecidos pelo programa e aguarda a viagem a Brasília, ainda sem data marcada.

Bruna Castelo Branco
22/9/2020