Equipe de psicologia oferta atendimentos online à comunidade do IFRR

por Rebeca publicado 11/08/2020 21h10, última modificação 11/08/2020 21h09
Profissionais da psicologia vão atender mediante agendamento feito por meio de formulário

Com o panorama de crise enfrentada pela sociedade em razão da pandemia provocada pelo novo Coronavírus, a palavra acolhimento nunca foi tão necessária. Neste sentido, o Instituto Federal de Roraima se mobilizou a desenvolver espaços de escuta e acolhimento das demandas da comunidade interna (estudantes, servidores ativos e aposentados e terceirizados), oferecendo respostas rápidas de cuidados psicológicos.

Durante três dias na semana, conforme cronograma abaixo, profissionais da psicologia estão atendendo a esse público, mediante agendamento feito por meio de formulário, disponível no site da instituição. A ação faz parte das estratégias de cuidados estruturadas a partir do Grupo de Trabalho de Acolhimento, instituído pelo Comitê de Crise, seguindo protocolos de biossegurança para o retorno das atividades presenciais.

Entre os objetivos estão o de oferecer acolhimento psicológico à comunidade IFRR, com pauta nos princípios da ética e da resolutividade, e de oferecer a psicoeducação nos casos de sofrimentos e outros agravos psíquicos e, quando necessário, orientar o encaminhamento para atendimento especializado externo à Instituição. Uma página dos serviços está disponível em https://www.ifrr.edu.br/acolhimento-psicologico-online/.

Quatro profissionais vão se revezar nos atendimentos nas manhãs de terças, às quartas e nas tardes das quintas-feiras. De acordo com a psicóloga Gleiciane Machado, a intenção é promover espaços para expressão dos sofrimentos, perdas repentinas e ansiedade causada na comunidade acadêmica pelo panorama da Covid-19, ajudando-a a lidar com seus recursos e limites.

O acolhimento também vai orientar quanto às estratégias de manejo do estresse e da ansiedade, possibilitando reduzir os agravos psíquicos e promovendo saúde e bem-estar subjetivo. Gleiciane destaca que poderão ser ofertados de dois a três atendimentos continuados com a finalidade de estabilização emocional através do acolhimento psicológico.

“Nesse contexto de pandemia, acolher significa receber as pessoas que procuram o serviço com disponibilidade para escutar, promovendo condições para que seu sofrimento possa ser *expressado*, resultando em estabilização psíquica para reenquadramento de planos e estratégias de cuidados. Nesse sentido, este espaço de acolhimento psicológico é um tipo de intervenção de cuidado com o nosso público interno, que pode agendar o serviço através do site institucional”, disse Gleiciane.

Ao preencher o formulário, o GT de Acolhimento chama a atenção que há espaço para identificação de cada público. Também ressalta que os dados preenchidos no formulário são sigilosos e apenas os profissionais da psicologia terão acesso a eles, sendo as fichas cadastrais uma exigência do conselho de classe, o Conselho Regional de Psicologia (CRP).

Conforme documento, o acolhimento psicológico online é apenas uma das ações do plano macro desenvolvido pelo GT de acolhimento, que inclui ações desde o acolhimento aos estudantes e servidores do IFRR quanto aos procedimentos de prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades administrativas e acadêmicas da Instituição, que podem comprometer a saúde de todos decorrentes da pandemia da Covid-19.

Cronograma de atendimento online
Terça feira