DIA DOS POVOS INDÍGENAS – Saiba mais sobre os eventos realizados pelo IFRR no mês de abril

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 30/04/2022 15h40, última modificação 30/04/2022 15h40
Unidades promovem ações alusivas ao dia dos povos indígenas. CAB, CBVZO e CNP tiveram programação especial

No dia 19 de abril é celebrado o Dia dos Povos Indígenas. A data foi instituída no Brasil em 1943 e simboliza a luta dos povos originários, além de servir como reflexão e conscientização a respeito da história e dos direitos da população indígena. Em consonância com a data, o Instituto Federal de Roraima promoveu, em suas unidades, diversas ações alusivas ao 19 de Abril.

CBVZO – O Campus Boa Vista Zona Oeste, localizado no Bairro Laura Moreira realizou, ao longo do mês, uma extensa programação. No dia 20, exibiu a  live “Povos Indígenas Ameaçados e o PL 191/2020”,  que foi aberta ao público em geral e transmitida pelo canal oficial da unidade no YouTube. Para participar da transmissão, foram convidados o professor Maxim Repeto, do Instituto Insikiran, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), e a antropóloga e estudante do mestrado em Antropologia Yara Macuxi. Na oportunidade, foi exibido um vídeo sobre o projeto de lei que alterou a antiga nomenclatura “Dia do Índio”, comemorado em 19 de abril, para “Dia da Resistência dos Povos Indígenas”.

O CBVZO também promoveu, entre estudantes, o I Concurso de Redação da unidade com o tema “Em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas”, com direito à premiação para as melhores redações.

Ações alusivas ao 19 de abril fizeram parte da programação das unidades do IFR

CNP – O Campus Novo Paraíso, localizado no sul do estado, por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da unidade, em conjunto com o grupo de trabalho Indígenas na História, da Associação Brasileira de História, organizou uma programação especial no último dia 19. Foram exibidas sessões do documentário “O Povo Brasileiro”, com debates sobre as temáticas abordadas na obra. Na ocasião, também foi ministrado o minicurso A Presença e a Ausência dos Povos Indígenas nas Constituições Brasileiras e um minicurso sobre artesanatos indígenas no espaço cultural da unidade. O CNP já havia recebido uma visita de representantes do povo wai-wai, que vive no entorno da unidade. Na ocasião, eles apresentaram suas demandas e conheceram a estrutura do campus.

Costumes, cultura, arte e luta dos povos indígenas foram temas da programação

CAB – O Campus Avançado Bonfim realizou, no último dia 19, a mostra Saberes Indígenas na Perspectiva do Turismo e da Agricultura. A iniciativa foi voltada para o reconhecimento e a valorização dos saberes tradicionais indígenas, considerando sua relevância para a cultura e o desenvolvimento socioeconômico do Estado de Roraima. As atividades foram  o resultado das ações didático-pedagógicas desenvolvidas com estudantes dos cursos Técnico em Guia de Turismo e Técnico em Agricultura do CAB. Na mostra foi feita a exposição de artesanato indígena e a apresentação de trabalhos desenvolvidos no âmbito do componente curricular História Regional Aplicada ao Turismo, ministrado pela professora do CAB Lysne Lira, do curso Técnico em Guia de Turismo. Os temas a bordados foram  “Bonfim e suas potencialidades para o turismo: apresentação de danças indígenas e capoeira”; “Indigenismo e o turismo: palestra de um representante indígena”; “Povo macuxi e suas potencialidades para o turismo”; e “Povo wapixana e suas potencialidades para o turismo”.

Exposição organizada pelo CAB

O IFRR tem cinco unidades de ensino no Estado de Roraima e, graças aos polos de Educação a Distância (EAD), também pode estar presente em comunidades indígenas. O Campus Amajari, localizado no norte do estado, é a unidade da instituição com o maior número de alunos autodeclarados indígenas. Eles são das etnias macuxi, wapixana, sapará e taurepang, e, neste ano, houve o ingresso de dois estudantes yecuana, da região de Awaris, localizada na Terra Indígena Yanomami.

Ascom/Reitoria
Fotos: Gildo Junior