Sexualidade na adolescência será tema de oficina no Campus Novo Paraíso

por Márcio Mota publicado 06/09/2016 13h50, última modificação 08/09/2016 21h22
No dia 15 setembro, das 15h20 às 17h10, no Cine IF, o Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR) promoverá a oficina “Sexualidade na Adolescência”, mediada pela psicóloga Dúnia Campos e pela pedagoga Ada Raquel, ambas servidoras da unidade. A ação integra o conjunto de temáticas transversais previsto para a discussão com a comunidade acadêmica e planejado pela Direção de Ensino e pela Coordenação de Assistência Estudantil (Caes)

No dia 15 setembro, das 15h20 às 17h10, no Cine IF, o Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR) promoverá a oficina “Sexualidade na Adolescência”, mediada pela psicóloga Dúnia Campos e pela pedagoga Ada Raquel, ambas servidoras da unidade. A ação integra o conjunto de temáticas transversais previsto para a discussão com a comunidade acadêmica e planejado pela Direção de Ensino e pela Coordenação de Assistência Estudantil (Caes).

O principal objetivo da oficina é quebrar o tabu sobre a temática entre os jovens e debater seus anseios e questionamentos. Para tanto, além da programação no dia 15 de setembro, a banheiroteca, projeto do CNP que visa à utilização desse espaço também para leituras de temas importantes, receberá, de 12 a 16 de setembro, textos focados no assunto.

Conforme explicou Dúnia, “pelo fato de ser a adolescência a fase da vida em que as dúvidas relacionadas com a sexualidade estão mais presentes e, sobretudo, porque o adolescente costuma esclarecer suas dúvidas em seu ciclo social, preferencialmente com os amigos, o que pode acarretar atropelos sobre as alterações no corpo e na mente relacionadas ao sexo, discutir o tema mostra-se importante para promover uma explanação enfática sobre o que pensam, como agem, bem como sobre qual a melhor forma de se pensar a respeito da sexualidade de uma maneira saudável na adolescência”.

A coordenadora da Caes, Thayane Gonçalves, também apoia a ação. Segundo ela, “promover conhecimento sobre sexualidade fortalece o aluno e cria condições para tomadas de decisões assertivas, diminuindo a vulnerabilidade e melhorando o desempenho escolar. A sexualidade diz respeito ao ser humano e, portanto, está presente e se desenvolve na escola. Isso fica claro no fato de os alunos serem homens e mulheres, com suas curiosidades e dúvidas, mas também com suas preocupações relacionadas à normalidade física, à autoestima e à aprendizagem sobre a prevenção e os fatores de riscos de gravidez e DSTs/Aids”.

Inscrições – Os alunos interessados em participar da oficina podem se inscrever até o dia 13 de setembro, na Caes, sendo necessária a doação de 1 kg de ração para cães. O material arrecadado será destinado aos animais abandonados que passam pelo campus.

CCS/Campus Novo Paraíso
6/9/2016