Projeto do CNP/IFRR recebe Prêmio de Inovação Aquícola em evento nacional

por Rebeca publicado 31/05/2023 16h19, última modificação 31/05/2023 16h19
O projeto premiado foi um aplicativo para smartphone Android desenvolvido pelo egresso Ivan Moreira Carneiro
Projeto do CNP/IFRR recebe Prêmio de  Inovação Aquícola em evento nacional

Ivan recebendo o troféu das mãos do diretor do Ministério da Pesca e Aquicultura, Maurício Pessôa

Mais uma conquista em nível nacional do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima, localizado no sul do estado. Desta vez, a unidade conquistou, no último dia 25, o 3.º lugar no Prêmio Inovação Aquícola, categoria Academia, com o projeto “PeixApp: aplicativo extensionista para pequenos piscicultores".

O aplicativo para smartphone Android foi desenvolvido, sob a orientação do professor Ellano Silva, pelo ex-aluno do curso Técnico em Aquicultura Ivan Moreira Carneiro, formado em 2022 pelo CNP. O app contém informações básicas e de fácil compreensão para pessoas com baixa escolaridade que desejam trabalhar com a criação de peixes.

Essa é a segunda vez que o projeto conquista uma premiação. Em março deste ano, ficou em 5.º lugar no Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico (Piec). Esses reconhecimentos consolidam sua relevância e impacto na área, bem como reforçam a importância da educação tecnológica e o incentivo à pesquisa, ensino, extensão e inovação.

O projeto do CNP, desenvolvido no âmbito da extensão, destacou-se entre os participantes por ser o único finalista da Região Norte. A conquista reforça o papel científico e tecnológico da unidade de contribuir para o desenvolvimento da região sul do estado. A premiação ocorreu durante a Aquishow 2023, importante feira de tecnologia e negócios na área de aquicultura, realizada de 23 e 25 de maio de 2023, em São José do Rio Preto (SP).

Para o egresso Ivan Moreira, que atualmente mora em Marabá (PA), concorrer ao prêmio de inovação com outros projetos, classificados por ele como incríveis, foi uma experiência impactante, e que vai levar para a vida toda. “Saber que meu projeto foi escolhido é algo que nem consigo descrever”, comentou.

Premiados na categoria Academia com o diretor do Departamento de Desenvolvimento e Inovação da Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura, Maurício Pessôa, e a presidente da Aquishow, Marilsa Fernandes

As duas premiações e o contato do egresso com a área de aquicultura o fizeram decidir seguir carreira na área, bem como continuar desenvolvendo e participando de projetos. “A maior expectativa que essa premiação causou foi eu querer entrar para o setor aquícola e cursar Engenharia de Pesca”, disse, compartilhando que, no momento, sua ansiedade está em fazer a prova do Enem e tirar uma boa nota para entrar na UFPA, em Bragança, e cursar Engenharia de Pesca.

O professor Ellano Silva, além de ser o orientador da iniciativa premiada, ganhou o prêmio de Inovação Aquícola em 2022 com o projeto "Utilização de pó de conchas de ostras como substituição aos microplásticos em cosméticos". “Essas premiações consecutivas ressaltam a excelência das pesquisas realizadas pelo Campus Novo Paraíso e a contribuição significativa para a inovação no setor aquícola”, disse.

Silva lembra que a realização do projeto de extensão só foi possível devido ao financiamento pela Pró-Reitoria de Extensão do IFRR, por meio do Edital Pipex 2021. À época, o aluno recebeu uma bolsa e custeou o desenvolvimento da ideia, que, pela segunda vez, foi premiada, consolidando sua relevância e impacto na área.

“Essas conquistas demonstram o compromisso contínuo do IFRR de impulsionar a pesquisa, a inovação e o empreendedorismo no campo da aquicultura. Por meio do trabalho de egressos talentosos como o Ivan Moreira Carneiro, formado em Aquicultura em 2022, a instituição contribui para o progresso da região e para o avanço científico e tecnológico do País”, comentou o professor.

Ascom/Reitoria
Colaboração: Ellano Silva