COMBATE AO CORONAVÍRUS - CNP começa produção de álcool e sabão

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 22/04/2021 19h40, última modificação 22/04/2021 20h20
Cerca de dois mil litros de álcool, além de sabão em barra e líquido, serão distribuídos em unidades de saúde e demais instituições públicas no sul de Roraima
COMBATE AO CORONAVÍRUS - CNP começa produção de álcool e sabão

As atividades, conduzidas por professores do Campus Novo Paraíso, começaram esta semana com a organização da matéria-prima para a produção nos laboratórios dos campi parceiros em Boa Vista

Professores do CNP (Campus Novo Paraíso) começaram esta semana a trabalhar na produção de álcool 80% glicerinado e sabão (líquido e em barra). O objetivo é que os produtos sejam distribuídos gratuitamente em unidades de saúde e demais instituições públicas da região para contribuir com o combate à pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid – 19).

A coordenadora do projeto, professora Jordana Riss, informou que o projeto está sendo financiado pelo CNP e pela Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) do MEC (Ministério da Educação), e que a estimativa é que sejam produzidos cerca de dois mil litros de álcool etílico glicerinado 80%.

“A demanda por álcool gel 70% continua, pois após comprovações científicas, a OMS [Organização Mundial da Saúde] recomendou a utilização do produto para o combate à Covid-19, assim como a higienização com a utilização do sabão. Somado a isto, há a necessidade de adotar medidas que forneçam à sociedade soluções técnicas e tecnológicas de baixo custo. E é com base nisso que estamos somando esforços para colaborar”, explicou.

Além do álcool, as equipes atuarão ainda na produção de sabão, sendo que inicialmente as atividades deverão se concentrar na fabricação do produto na fórmula líquida. Cerca de seis mil litros de sabão deverão ser distribuídos, conforme as estimativas do projeto.

“Esse sabão líquido vai ser produzido a partir da doação de 100 litros de óleo de castanha que recebemos da Palmaplan, uma fábrica do sul do estado e essa ação está sendo fundamental para o início das nossas atividades”, destacou a professora, informando que posteriormente a equipe se concentrará também na produção de sabão em barra.

Segundo ela, a produção do álcool ocorrerá em laboratório do CBVZO (Campus Boa Vista Zona Oeste), que é autorizado pela Vigilância Sanitária Estadual para o desenvolvimento desse tipo de trabalho, e a produção do sabão será realizada no laboratório do CBV (Campus Boa Vista), que já possui estrutura para a fabricação em grande escala.

“As equipes envolvidas são compostas por professores do CNP, além de pesquisadores e colaboradores das áreas de Química e Farmácia dos campi parceiros, que são o CBV e o CBVZO”, destacou, informando que a partir da fabricação, um cronograma será elaborado para a distribuição dos produtos.

SABÃO – Para a produção de sabão, as equipes do CNP utilizarão óleo alimentar residual e de oleaginosas de espécies regionais de Roraima, uma alternativa voltada para a economicidade e sustentabilidade.

“Trata-se de uma prática barata, economicamente viável e sustentável, pois reduz os impactos causados ao meio ambiente advindas das ações relacionadas ao descarte descuidado e inadequado do óleo vegetal”, ressaltou a professora.

Equipe de produção de ácool:
JORDANA SOUZA PAULA RISS – Coordenadora do projeto – professora do CNP
LEOVERGILDO RODRIGUES FARIAS – Trabalho de execução do projeto – professor do CBV
RENARA KARINY SANTOS DE MORAIS - Trabalho de execução do projeto- professora do CNP.

Apoio financeiro: Setec/MEC e Instituto Federal de Roraima Campus Novo Paraíso-IFRR/CNP

Equipe produção de sabão:
JORDANA SOUZA PAULA RISS – Coordenadora do projeto – professora do CNP
LEOVERGILDO RODRIGUES FARIAS – Execução do projeto – professor do CBV
RENARA KARINY SANTOS DE MORAIS - Execução do projeto- professora do CNP.
CLAUDINA MIRANDA DA SILVA - Execução do projeto – professora do CNP
IVANA MARQUES MARZANO - Execução do projeto - professora do CNP
MARCONI BOMFIM DE SANTANA - Execução do projeto - professor do CNP
PAULO SÉRGIO ROMEU ALVARENGA - Execução do projeto – professor do CBVZO
ISMAYL CARLOS CORTEZ - Execução do projeto – professor do CBV.
VERÔNICA SOUZA PAULA - Execução do projeto – Colaborada externa.

Parceiro:
Empresa Palmaplan localizada em Rorainópolis-RR (Doação de 100 litros de óleo de castanha)

« Março 2024 »