CNP terá mesa-redonda sobre discriminação racial nas relações sociais

por Edjane Matias publicado 26/09/2016 18h25, última modificação 27/09/2016 19h28

Nesta terça-feira, dia 27, o Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR) apresentará, das 14h às 17h, na Biblioteca da unidade, uma mesa-redonda sobre a discriminação racial e o racismo nas relações sociais. O projeto “Preconceito Aqui? Não!" é desenvolvido por meio do Programa de Bolsa Acadêmica de Extensão (PBaex) e, de acordo com sua orientadora, Nataliana Ribeiro dos Santos, tem como finalidade conscientizar os educandos a respeitar as diferenças das outras pessoas e a saber lidar com isso.

“A intenção é trazer à discussão atitudes preconceituosas e que desprezam o outro por causa da cor da pele, da obesidade, do cabelo, do local em que mora, da maneira de falar”, explicou Nataliana, acrescentando que todos os alunos e os servidores do CNP estão convidados a participar das discussões e conhecer um pouco de onde vem o racismo, o preconceito e a discriminação. Durante a realização da mesa-redonda, haverá a exibição de um documentário, a apresentação da temática racial e a abertura para perguntas dos alunos.

Preconceito - É uma postura ou ideia preconcebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade. O preconceito pode levar à discriminação, ao isolamento e a atitudes de violência, como o bullying. As principais formas de preconceito são: racial, social, sexual, linguística e religiosa.

TIPOS DE PRECONCEITO:

Racial: é uma maneira de discriminar as pessoas baseada em motivos raciais, cor da pele ou outras características físicas, de tal forma que umas se consideram superiores a outras.

Social: ocorre quando alguma pessoa é julgada inferior por suas roupas, moradia, sexo, sexualidade, aparência, condição financeira, deficiência, estilo de vida, entre outros.

Bully: brigão,valentão

Sexual: manifesta-se quando se discrimina alguém por ser homem ou mulher ou por causa de sua orientação sexual.

Religioso:  é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar as diferenças ou crenças religiosas de terceiros.

« Abril 2024 »
month-4