Ácaro branco na cultura do mamão é tema de pesquisa desenvolvida no Campus Novo Paraíso

por Márcio Mota publicado 14/09/2016 21h35, última modificação 15/09/2016 13h04
A utilização do fungo Beauveria bassiana como controle alternativo do ácaro branco (Polyphagotarsonemus latus) em momoeiro é o foco principal do projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido no Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR) desde o início do mês de maio deste ano. O projeto faz parte do Programa Institucional de Incentivo à Pesquisa Aplicada Docente (Pipad) e foi aprovado após submissão ao Edital 02/2016/IFRR/Propesq

A utilização do fungo Beauveria bassiana como controle alternativo do Ácaro Branco (Polyphagotarsonemus latus) em mamoeiro é o foco principal do projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido no Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR) desde o início do mês de maio deste ano. O projeto faz parte do Programa Institucional de Incentivo à Pesquisa Aplicada Docente (Pipad) e foi aprovado após submissão ao Edital 02/2016/IFRR/Propesq.

De acordo com professor Fernando Luiz Figueirêdo, coordenador do projeto, o objetivo é estudar a dinâmica populacional do ácaro branco, uma das principais pragas do mamoeiro no Estado de Roraima. A pesquisa utiliza o controle biológico do ácaro-praga com seus inimigos naturais (bem bioprospectar) e propõe um plano de manejo em cultivos de mamão. Além do controle biológico, estão sendo aferidas algumas variáveis ligadas ao desenvolvimento e à produção das plantas pertencentes ao grupo Sunrise Solo Cultivar GOLDEN.

Na execução da pesquisa, desde sua implantação e condução, vem ocorrendo a participação direta de 25 estudantes estagiários do CNP, bem como de alunos estagiários do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Roraima (Uerr). O professor Fernando Figueirêdo explica que, nos próximos 30 dias, será dado início às primeiras colheitas. “As expectativas são de boa produção, apesar do excesso de precipitação pluviométrica ocorrida no decorrer do período de condução do projeto de pesquisa”, ressaltou.

CCS/Campus Novo Paraíso
14/9/2016