UFRRJ - Campus Amajari recebe 30 mestrandos para semana de formação
As aulas fazem parte da segunda e da terceira semana de formação do segundo módulo do programa e se estendem até o dia 3 de junho. O primeiro momento ocorreu nos dias 25 e 26 de maio, no Campus Boa Vista, onde foi realizada uma ação interdisciplinar entre a turma do PPGEA e a turma de Mestrado em Educação do convênio entre o IFRR e a Universidade Estadual de Roraima (UERR).
Nas aulas foram trabalhados os processos de educação escolar indígena, em razão da diversidade étnica presente em Roraima, para atender às especificidades culturais e linguísticas das comunidades indígenas locais.
Para a professora que ministrou as aulas, doutora Roseli Bernardo, essa dinâmica foi fundamental no sentido de proporcionar aos mestrandos das duas turmas informações pertinentes ao tema. “Esse momento de interação se constituirá uma perspectiva para dialogar com a proposta curricular dos mestrandos, fortalecendo a difusão das políticas públicas para os povos indigenas não só da Região Amazônica, considerando que esta tem a maior população dos povos originários, mas também de todo o País, dando assim maior visibilidade a eles nas regiões onde estão concentradas as grandes metrópoles”, concluiu Roseli.
No dia 27 de maio, a turma se deslocou para o Campus Amajari, onde permanece até o dia 1.º de junho. As atividades serão práticas de campo em comunidades indígenas e propriedades agrícolas do entorno do CAM. Nesse mesmo dia, os mestrandos visitaram a Comunidade Indígena do Guariba, onde vivenciaram diversas atividades como produção de pimenta e derivados, pintura em tecido e criação de tambaqui.
O tuxaua da aldeia, Jadir Santiago, fez um breve relato da parceria com o IFRR, ressaltando a importância da visita. “É importante ter vocês aqui, vendo o nosso dia a dia, porque, quando forem pensar um projeto para ser desenvolvido em nossa comunidade, já terão um outro olhar para pensar e refletir sobre as atividades que podem ser desenvolvidas”, explicou.
No domingo, dia 28, a visita ocorreu na Fazenda São Pedro, que desenvolve a atividade de piscicultura e produz em torno de 600 toneladas por despesca em uma área de 130 hectares de lâmina de água. O proprietário, Rodolfo Pereira, mostrou aos visitantes a área de produção e o procedimento de alimentação dos peixes.
O produtor falou da importância do IFRR na região, por meio do CAM, e da alegria de receber uma turma de mestrandos de uma universidade pública como a UFRRJ. “Esta visita tem um significado muito grande não só para a fazenda, mas para todo o município. É um privilégio passar estes momentos com vocês. Estou muito feliz em poder contribuir, disponibilizando a nossa propriedade e colaborando numa atividade de formação de um grupo de pessoas que vão fazer a diferença em um futuro bem próximo no nosso estado”, afirmou.
A mestranda Maricelia Carvalho relata que as experiências práticas estão superando as expectativas. “Essa relação entre teoria e prática realmente faz a diferença para o pesquisador porque estamos transitando em vários ambientes (educação do campo e educação indígena) e fazendo uma reflexão sobre tudo o que estamos acompanhando e vivenciando. Está sendo muito proveitoso”, disse.
O diretor-geral do Campus Amajari, George Sterfson Barros, abriu as portas para a turma do PPGEA, acompanhou as visitas e falou da satisfação em proporcionar uma atividade prática tão importante para grupo. “Eu fui aluno do PPGEA e é um prazer não só pra mim, mas também para o campus e para toda a comunidade receber essas pessoas aqui. Nós abrimos as portas porque sabemos que será grande o aprendizado”, declarou.
A professora Sandra Gregório, da UFRRJ, coordenadora da segunda e da terceira semana de formação, acompanha as atividades em todas as visitas. Ela avalia como produtivas as atividades realizadas. “Os alunos estão correspondendo à altura. Parabéns a todos e ao Campus Amajari pela receptividade e por ter planejado e organizado as visitas. Em nome do PPGEA, queremos agradecer ao diretor, aos professores e aos envolvidos na realização dessa atividade prática”, comentou.
Os estudos continuam até o próximo dia 3 de junho. Os docentes que ministraram aulas nessa fase foram Sandra Gregório, Neda Garcia Rosa, João de Carvalho, João Linhares, Igor Carvalho, Sandra Matos, da UFRRJ, Roseli Bernardo e Sterfson Barros, do IFRR.
Textos e fotos: Nezinho Soares
Ascom/Reitoria
30/5/2017