Fórum de Agricultura Familiar do Amajari é realizado na Comunidade do Trairão
Participaram do evento o diretor-geral do IFRR/Câmpus Amajari, George Sterfson Barros; o prefeito do município, Moacir Mota; o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Agricultura; o chefe-geral da Embrapa, ; o representante da Fetag; o secretário municipal de Agricultura, Reginaldo Brandão; o representante da ADERR, Antonio Etelvino; e o administrador da Vila Maracá, além de professores e de alunos do Câmpus Amajari.
Durante as palestras e discussões, foi ressaltada a importância do evento para a região e apresentadas várias reivindicações, entre elas a melhoria das estradas, o acesso à internet, a doação de calcário e o empréstimo de uma retroescavadeira para a abertura de tanques de piscicultura para as práticas dos alunos do IFRR/CAM.
Entre os pedidos de agricultores locais, levados ao fórum, estava o da abertura de mais açudes na região, pois os produtores de hortas e de outras lavouras precisam de água para suas plantações. Os colonos pediram ainda apoio para o escoamento dos produtos produzidos em suas regiões.
O administrador da Vila Maracá destacou a importância de todos os agricultores reunirem, em um documento, as ideias e demandas relacionadas à tecnologia e à assistência ao agricultor, para encaminhá-las às autoridades, com o objetivo de aumentar a produção no município.
O diretor-geral do IFRR/Câmpus Amajari, George Sterfson Barros, salientou a importância do evento e afirmou que o instituto está com as portas abertas para todos os agricultores da região, destacando a presença dos alunos e dos professores do instituto e o quanto o fórum representa para eles. "Futuramente o câmpus contará com um laboratório de solos para apoio aos agricultores na análise dos solos de suas propriedades, informou Barros.