Quinta edição do Circuito de Palestras para Estrangeiros está com inscrições abertas

por Virginia publicado 20/06/2023 22h08, última modificação 20/06/2023 22h08

A Diretora de Extensão do Campus Boa Vista (Direx/CBV) do Instituto Federal de Roraima (IFRR) realizará o 5º Circuito de Palestra para Estrangeiros, com o tema “O mercado de trabalho para a população migrante de Roraima”. O evento, que ocorrerá no dia 27 de junho, às 19 horas, no auditório do CBV, será gratuito, e os interessados podem realizar a inscrição por meio do link https://suap.ifrr.edu.br/eventos/inscricao_publica/276/.

Segundo a Direx, o objetivo do ciclo de palestras é proporcionar uma maior aproximação com a comunidade de estrangeiros que vivem no Estado de Roraima, tendo como público-alvo os imigrantes concluintes dos cursos de Língua Portuguesa ofertados pelo campus, além de seus familiares.

Por meio de palestras direcionadas a esse público, bem como de informações relacionadas à melhoria da qualidade de vida, pretende-se propiciar reflexões acerca das oportunidades e da não desistência diante dos obstáculos do cotidiano, estreitar as relações entre o IFRR e a comunidade em geral e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

O evento contará com vasta programação, incluindo exposição de obras de artes e exibição de vídeo, apresentação cultural, palestra, relato de experiência, além da certificação de 80 alunos concluintes do curso de extensão de Língua Portuguesa para Estrangeiros.

Para a diretora de Extensão do CBV, professora Marilda Vinhote Bentes, o evento, que é democrático, é importante para a promoção de debates e definição de alternativas para a inclusão social dos migrantes. “Estamos na 5ª edição do evento, que se constitui em palco de discussão e socialização de saberes que permeiam o universo brasileiro para o atendimento ao público que deixa seu país de origem e busca no Brasil uma melhor qualidade de vida. Assim, a abordagem da temática do evento visa contribuir para a vida cotidiana dos estrangeiros, em termos de direitos, deveres, possibilidades de emprego e empreendedorismo no mercado de trabalho, em Roraima. Esse evento é também a culminância dos cursos de formação inicial e continuada (FIC) ofertados aos estrangeiros, proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida, já que, além de melhorar sua comunicação no Brasil, propicia conhecimento da cultura do nosso país, podendo contribuir para a conquista do processo da empregabilidade, da naturalização e da interiorização, entre outros fatores que impactam a vida de quem vive fora de seu país”, declarou Marilda.

A diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, explica que o evento tem por objetivo a culminância de ações relacionadas ao ensino da língua portuguesa aos estrangeiros numa perspectiva de acolhimento e ampliação do conhecimento. “O CBV tem buscado proporcionar reflexões, ações e abordagens que levem o migrante a ter um novo olhar sobre as suas possibilidades, enquanto perspectiva de negócios e renda. Ficamos muito felizes por estarmos, a cada evento, trazendo pessoas que comungam com esse mesmo olhar de oportunidades e de compartilhamento de conhecimentos e experiências, que certamente contribuem para que esse migrante busque, via conhecimento, um novo olhar sobre sua vida e o caminho a trilhar”, disse.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista