Semana de retorno das atividades pedagógicas referente ao semestre 2020.2 ocorre até sexta-feira, 15

por Virginia publicado 12/01/2021 17h46, última modificação 12/01/2021 17h46
A semana tem o propósito de discutir os aspectos pertinentes ao processo didático pedagógico inerente às ações educativas do CBV, reafirmando o compromisso com práticas pedagógicas.

Gestores e professores das áreas de indústria, informática, gestão, saúde, apoio pedagógico e desenvolvimento curricular do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) participam até a próxima sexta-feira, 15, da Semana de retorno das atividades pedagógicas 2020.2.

O evento que marca o início do segundo semestre letivo de 2020, com previsão de encerramento em junho, ocorre de forma online, via google meet.

De acordo com o diretor de Ensino das Áreas da Indústria e Informática (Deiinf), professor Emilio Luiz Faria Rodrigues, a semana oportuniza discussões acerca do desenvolvimento do ensino a partir de práticas pedagógicas significativas e coerentes com os desafios do momento atual. “O contexto atual do ensino requer, de cada um de nós, atitudes de ressignificação e reinvenção de nossas práticas didáticas. E, para auxiliar nesse processo, apresentaremos os materiais didáticos disponíveis em alguns Institutos Federais, que servirão de apoio com vistas ao  enriquecimento de nossas ações, sejam no campo do planejamento, da execução ou da avaliação”, explicou Rodrigues.

Para a diretora-geral do CBV, professora Joseane de Souza Cortez, a semana de retorno às atividades pedagógicas, ainda de maneira não presencial, traz como proposta a retomada das ações a partir da reflexão de aspectos fundamentais para o contexto atual. “Um ponto relevante  foi a parceria com o Instituto Federal  de Goiás, que nos brindou com a parceria, por meio da Diretoria de Educação à Distância, que em uma reunião virtual apresentou suas experiências em EAD e o trabalho relevante com a temática da educação não presencial. Nesse compartilhamento, foram enfatizadas as várias possibilidades do fazer pedagógico, em tempos de distanciamento, apresentando reflexões, orientações e sugestões através de materiais construídos pela equipe, que gentilmente apresentaram e colocaram à disposição do CBV. Entre estes, há produções muito significativas e que permitem estudar e avaliar as possibilidades do ensino remoto  a exemplo do entendimento do ensino híbrido, da aula invertida e das diversas possibilidades de acesso, com o objetivo de construir aulas e processos pedagógicos diferenciados e motivadores para os nossos estudantes”, disse Joseane.

O evento tem, dentre outros objetivos, apresentar as algumas práticas pedagógicas exitosas de docentes da instituição nesse período de pandemia; propiciar aos servidores do CBV a oportunidade de conhecer novos materiais didáticos, que podem vir a ser utilizados a partir de análise do corpo técnico da área do ensino.

Confira a programação completa.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista