Semana da Matemática começa nesta segunda-feira, dia 23, no Pátio Roraima Shopping

por Virginia publicado 23/10/2017 20h35, última modificação 24/10/2017 18h05

Começa logo mais, nesta segunda-feira, dia 23, a partir das 18h30, no Pátio Roraima Shopping, como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a 5.ª Semana da Matemática do Instituto Federal de Roraima (IFRR). O evento tem como tema “Matemática e suas conexões” e consiste em uma ação interinstitucional que favorece um ambiente de reflexões acerca das percepções da Matemática e de suas conexões com a ciência e a tecnologia, visando identificar sua presença e seus benefícios na vida cotidiana, além de compreender conceitos e aplicações nos mais diversos contextos.

O objetivo principal é reunir e demonstrar aplicações que integram também outras áreas do conhecimento, visando estimular o raciocínio lógico e abstrato, bem como os impulsos ao desenvolvimento tecnológico. O evento tem como público-alvo acadêmicos e professores de Matemática e áreas afins.

“A quinta edição da Semana da Matemática terá um reforço especial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem como tema  ‘A Matemática está em tudo!’. Temos também o apoio da Universidade Estadual de Roraima e teremos a participação da professora doutora Isabel Lara, da PUC-RS, que fará a palestra de abertura, realizará um minicurso e ministrará um curso sobre a Neurociência e as dificuldades de aprendizagem em Matemática. Esperamos a participação de professores de Matemática e áreas afins, além de egressos e acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática das instituições de ensino superior de Roraima”, frisou a professora Nilra Jane Filgueira, coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Boa Vista (CBV) e também coordenadora da 5.ª Semana da Matemática do IFRR.

PROGRAMAÇÃO – Além de palestras, minicursos, mesas-redondas e oficinas, haverá o Museu Interativo de Matemática (MIM) e o 4.º Campeonato de Jogos Matemáticos. Outro evento simultâneo é a 2.ª Semana de Matemática, da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), uma das instituições parceiras na realização da SNCT.

SNCT A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi estabelecida pelo Decreto de 9 de junho de 2004. Ela é realizada sempre no mês de outubro, sob a coordenação do MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC-Seped), e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. A SNCT tem o objetivo de aproximar da população a Ciência e a Tecnologia, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência, além de aprofundar os conhecimentos sobre o tema “A matemática está em tudo!”. O período oficial da 14ª SNCT vai de 23 a 29 de outubro de 2017.

“A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO!” – Conhecida por muitos como "a ciência das ciências", a Matemática tem tantas definições quanto aplicações e é tão útil quanto prazerosa. Ela explora o raciocínio lógico e abstrato e é usada como ferramenta essencial em incontáveis áreas do conhecimento humano, como a Física, a Biologia, a Química, a Engenharia, a Economia, a Administração de Negócios, as Artes, a Agricultura e a Medicina. Ela está tão presente na nossa vida cotidiana, que, às vezes, a gente nem nota.

A Matemática é, sem dúvida, uma das áreas do conhecimento mais fascinantes e antigas. Acredita-se que tenha surgido antes mesmo da escrita, e suas aplicações concretas impulsionaram o desenvolvimento da humanidade desde as primeiras civilizações, por meio do manejo de plantações e medição de terra, registro do tempo e comércio.

Ela atravessou não só o tempo, como também o espaço. Gregos, muçulmanos, egípcios e chineses, na antiguidade e na atualidade, todos usam a Matemática em benefício próprio. Ela é um instrumento para facilitar a vida, e não o bicho-papão, como grande parte das pessoas pensa.

Todos estão convidados a participar desse evento para conhecer um pouco mais a história e as curiosidades da Matemática.

Acesse aqui a programação completa do evento.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista, com informações dos organizadores: www.snct.mctic.gov.br/