Professores do IFRR são capacitados na área de empreendedorismo

por Virginia publicado 03/08/2016 21h02, última modificação 03/08/2016 21h02
Os professores Vinícius Tocantins, Elisângela Rossi, Suzana Menezes, Lucélia Santos, do Campus Boa Vista Centro (CBVC), Caio Nascimento e Wilson Alves, do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), estão sendo capacitados por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae-RR. O objetivo principal do programa é fortalecer, estimular e ampliar o tema “Educação Empreendedora” nas bases acadêmicas.

Os professores Vinícius Tocantins, Elisângela Rossi, Suzana Menezes, Lucélia Santos, do Campus Boa Vista Centro (CBVC), Caio Nascimento e Wilson Alves, do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), estão sendo capacitados por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae-RR. O objetivo principal do programa é fortalecer, estimular e ampliar o tema “Educação Empreendedora” nas bases acadêmicas.

A última reunião foi realizada na terça-feira, dia 2, no auditório do Sebrae, e teve o objetivo de realizar o alinhamento entre o Sebrae, o UFRR e o IFRR em relação às práticas empreendedoras e de inovação dentro das instituições de ensino.

Programa – Segundo Elisandra Costa, gestora do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae, a ação é direcionada às instituições de ensino superior, mais especificamente aos docentes que ministram, ou tenham interesse em ministrar, a disciplina de Empreendedorismo. O programa prevê, primeiramente, a capacitação dos docentes (24 horas) e a posterior replicação dos conhecimentos aos alunos (60 horas).

Reuniões de capacitação – As reuniões estão sendo realizadas desde o mês de abril, com participação de representantes das instituições parceiras: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Estadual de Roraima (Uerr) e Estácio Atual.

Desde o primeiro encontro com o Sebrae-RR até agora, foi envolvido um total de 20 servidores do IFRR, entre docentes e técnicos.

Capacitação dos alunos – O repasse das informações aos alunos foi iniciado no mês de maio deste ano, quando cerca de 400 discentes participaram de palestras sobre empreendedorismo.

A continuação da ação de formação dos alunos prevê a realização de uma capacitação com carga horária de 60 horas, a ser realizada de forma modular.  Com essa ação, a meta é qualificar cerca de 200 estudantes nos seguintes módulos: “O que é o empreendedor?” “Empreendedores e Oportunidades”  e “Plano de Negócio”.

Essa é uma ótima oportunidade de atualização dentro do empreendedorismo direcionado a micros e as pequenas empresas, principalmente, estimulando nossos alunos a utilizar os conhecimentos de sala de aula em prol do mercado de trabalho, a exemplo da abertura de uma empresa, criando soluções inovadoras”, ponderou o professor Vinícius Tocantins sobre a relevância da participação do IFRR no programa.

Virginia Albuquerque

Fotos: Vinícius Tocantins