NEABI promove exposição fotográfica para debater o 13 de maio

por Silvio de Jesus Rotter publicado 15/05/2015 12h29, última modificação 15/05/2015 12h29

NEABI promove exposição fotográfica para debater o 13 de maio

O 13 de maio, até então celebrado como o dia da abolição da escravatura, deu lugar no Brasil, a partir da fundação do Movimento Negro Unificado (MNU) em 1978, ao Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo.

Para marcar a data, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFRR Câmpus Boa Vista (NEABI/IFRR/CBV) promoveu nesta quarta-feira uma intervenção no corredor de acesso ao auditório da instituição. Intitulada ‘Cores’, a exposição fotográfica reuniu 36 registros feitos pelos alunos bolsistas do núcleo, Cristian Alves da Silva e Paulo Henrique Braga dos Santos Vieira.

A proposta, organizada pelos professores Cristina Nascimento de Oliveira e Paulo Roberto Siberino Racoski, surgiu a partir de uma lista de 136 cores autodefinidas por cidadãos brasileiros durante o Censo do IBGE, quando indagados sobre qual era a cor de suas peles. A partir da dificuldade que o brasileiro tem de se autodefinir, a exposição perguntou a alunos e servidores do IFRR Câmpus Boa Vista: “Qual a sua cor?”. As respostas podem ser apreciadas nos registros fotográficos e trazem importantes questionamentos sobre quem somos.

No evento, também foram distribuídos exemplares do primeiro fanzine do NEABI, que trouxe como tema o Racismo. A proposta é publicar um informativo alternativo, feito de caráter artesanal e fora dos padrões ditados pela grande mídia.

A exposição ‘Cores’ estará instalada até amanhã, dia 14 de maio, no corredor de acesso ao Auditório.

Fonte: NEABI/IFRR/CBV

Publicado em 13/05/2015