IFRR/Campus Boa Vista é parceiro na realização do Curso de Formação de Treinadores de Voleibol

por Virginia publicado 12/11/2015 20h20, última modificação 13/11/2015 12h37
O Campus Boa Vista Centro do Instituto Federal de Roraima (CBVC-IFRR) é um dos parceiros na realização do Curso de Formação de Treinadores de Voleibol – Nível I, realizado pela Federação Roraimense de Voleibol (FRV), com carga horária de 60 horas. A capacitação tem aulas teóricas e práticas e ocorre até a próxima segunda-feira (16), na sala de pós-graduação do Campus Boa Vista Centro.

Os responsáveis pela capacitação são os instrutores Ari Rabelo e Jorge Schmidt, que fazem parte da Comissão Nacional de Treinadores (Conat) e da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Ambos têm longa experiência na área de treinamento destinado ao aprimoramento técnico dos profissionais que vão atuar competições estaduais e nacionais, desde a iniciação, com jovens atletas, até o treinamento de alto rendimento, com atletas adultos. “Um dos pontos mais relevantes do programa é que o curso realizado aqui em Roraima é o mesmo que é realizado nos demais estados brasileiros. Portanto, os professores receberão as mesmas instruções e, ao final, terão o mesmo nível de conhecimento de qualquer treinador do Sul ou do Sudeste. O programa faz com que tenhamos um nível técnico padrão dos treinadores nacionais”, explica Rabelo.

Segundo o presidente da FRV, professor Azuílo Brito, essa é a terceira vez que a federação realiza esse tipo de formação em Roraima, e a intenção é qualificar e atualizar os conhecimentos técnicos dos profissionais que trabalham com a modalidade de voleibol. “Nossa intenção é elevar o nível de conhecimento técnico dos professores de Educação Física que trabalham com essa modalidade aqui no estado, e a parceria com o Instituto Federal se dá em virtude de grande parte dos profissionais que atuam na rede estadual e na municipal serem egressos do Curso Superior de Licenciatura em Educação Física do IFRR. Daí a importância de unir os esforços para proporcionar capacitações como essa”, diz Brito.

Curso – O Curso de Formação de Treinadores de Voleibol é composto por três fases de formação, em cursos de níveis I, II, III e IV. O Nível I é destinado a profissionais com interesse em trabalhar na iniciação ao voleibol e na formação de atletas jovens. O Nível II destina-se às pessoas que possuam o Nível I (Nacional ou Internacional da FIVB); o interessado deve ser bacharel ou ter Licenciatura Plena em Educação Física. O candidato aprovado estará habilitado a dirigir equipes até o nível infanto-juvenil. O Nível III é direcionado às pessoas que possuam o Nível II (Nacional ou Internacional da FIVB); o interessado deve ser bacharel ou ter Licenciatura Plena em Educação Física. Os aprovados estarão aptos a dirigir equipes de qualquer nível em competições estaduais ou nacionais. Já o Nível IV destina-se a pessoas que possuam o Nível III (Nacional ou Internacional da FIVB). Os aprovados terão o direito de comandar equipe em competição estadual, nacional ou internacional, assim como planejar, executar e avaliar programas para o voleibol nacional. Ao final, os 48 professores de Educação Física que participam do curso passarão por uma avaliação teórica e prática e devem ser aprovados para ter direito ao certificado.

Virginia Albuquerque

CCS/CBVC