Gestores, professores e alunos reúnem-se para discutir o desenvolvimento de projetos inovadores

por Virginia publicado 16/03/2016 22h35, última modificação 17/03/2016 12h45
A finalidade do encontro entre gestores, professores e alunos do Campus Boa Vista Centro é desenvolver proposta de pesquisa científica para submeter ao edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibict/2016)

Nesta terça-feira (15), gestores, professores e alunos da área de computação do Campus Boa Vista Centro do Instituto Federal de Roraima estiveram reunidos para desenvolver proposta de pesquisa científica a fim de submeter ao edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibict/2016).

Nesse sentido, a Coordenação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Campus Boa Vista Centro encaminhou expediente aos gestores da área da computação para realizar uma força tarefa com o intuito de fomentar o desenvolvimento de projetos de pesquisa com foco em inovação tecnológica. Estiveram presentes os professores Renner da Silva Sadeck, coordenador do Curso Técnico em Informática, Arnóbio Ferreira da Nóbrega, coordenador do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas,  e Cristofe Rocha, coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), além do diretor-geral do Campus Boa Vista Centro, professor Milton José Piovesan.

Na reunião, foram discutidos temas atuais da computação mundial e suas aplicações nos arranjos produtivos locais, bem como  o plano de continuação de projetos remanescentes.

Ao longo dos últimos anos, tem-se percebido um crescente envolvimento dos alunos, tanto de cursos técnicos como de superiores, que desenvolvem projetos articulados com o apoio do NIT. Somente os alunos do curso superior submeteram 28 projetos aos editais do Pibict e do Programa de Bolsas de Extensão (PBaex). “Esta nova articulação dos cursos de informática com o Núcleo de Inovação Tecnológica permitirá o desenvolvimento de novas tecnologias que ultrapassam os limites da instituição, proporcionando articulações com outras instituições federais e publicações internacionais, como ocorreu com o projeto UbVision, que uniu Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal e IFRR“, disse o professor Cristofe Rocha, acrescentando que a quantidade de projetos somente foi possível devido à motivação realizada pelos coordenadores de curso.

As propostas estão sendo cada vez mais aceitas pelas empresas roraimenses, que têm participado ativamente dos projetos. “Este é um dos principais objetivos do campus: dar capilaridade para as ações de inovação. Em 2015, tivemos excelentes resultados e agora estamos avançando para aumentar o número de casos de sucesso e, assim, poder captar mais recursos em fontes alternativas”, disse o diretor-geral do Campus Boa Vista Centro, professor Milton Piovesan.

Virginia Albuquerque

CCS/Campus Boa Vista Centro