Estudo publicado em revista científica aborda o ensino na pandemia

por Virginia publicado 07/08/2020 13h38, última modificação 07/08/2020 13h38
O artigo “Ensino na pandemia: decisões do Instituto Federal de Roraima para o Curso Técnico em Enfermagem” foi publicado na Revista de Divulgação Científica Sena Aires (Revisa), que tem Qualis B4.

Os professores pesquisadores do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) seguem desenvolvendo pesquisas científicas pautadas pela pandemia. Desta vez, os docentes Aristides Sampaio Cavalcante Neto, Emanuel Araújo Bezerra e Ananias Noronha Filho desenvolveram o estudo “Ensino na pandemia: decisões do Instituto Federal de Roraima para o Curso Técnico em Enfermagem”. O artigo foi publicado na Revista de Divulgação Científica Sena Aires (Revisa), que tem Qualis B4.

A pesquisa teve o objetivo de analisar as tomadas de decisão do IFRR durante o primeiro semestre de 2020, diante da pandemia da Covid-19, e os possíveis impactos no ensino dos conteúdos do curso Técnico em Enfermagem.

De acordo com o professor Aristides Neto, o método utilizado para o estudo foi a pesquisa qualitativa, executada com auxílio do software MAXQDA, que analisou documentos normativos expedidos pela unidade de ensino e lançou mão da análise de Bardin para a categorização das chaves de significado.

Nuvem de palavras produzida a partir das portarias e atos normativos do IFRR.

“Como resultado, foi observado que as portarias normativas trazem fortes componentes administrativos pautados na lei que rege o serviço público federal, bem como se faz presente o aspecto humanista. Sendo assim, as ações emergenciais foram pensadas e desenvolvidas para oferecer a continuação de um ensino forte, consistente e seguro, em meio à pandemia da Covid-19”, disse.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista